AUS: indústria tem previsões otimistas para 2010
De acordo com o último relatório divulgado pelo <i>Dairy Australia</i> sobre a situação e previsões para a indústria de lácteos australiana em 2010, os produtores de leite do país devem se manter otimistas - apesar de certa cautela - nos próximos meses, à medida que os preços do leite melhoram e, para a maioria dos irrigadores, a distribuição de água parece estar sendo a melhor dos últimos quatro anos.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
O relatório declara que os menores custos dos insumos, especialmente de grãos que estão em seus níveis mais baixos dos últimos três anos, também estão oferecendo uma previsão mais otimista para a indústria.
Segundo a gerente de estratégia e conhecimento do Dairy Australia, Joanne Bills, uma série de passos tomados nas regiões do sul da Austrália referentes aos preços do leite trouxe alívio aos produtores de leite. "Os preços do leite estão melhorando para os produtores das regiões do sul, os custos dos insumos - especialmente alimentos animais - estão menores frente ao mesmo período do ano anterior e a distribuição de água em alguns sistemas de irrigação estão em seus mais altos níveis dos últimos quatro anos. Com o consumo doméstico de lácteos mantido, existe motivo para um otimismo para a indústria em 2010".
Entretanto, ela disse que as difíceis condições de fluxo de caixa em 2009 estão reduzindo alguns sinais de melhora no mercado para os produtores. "Maiores custos financeiros, refletindo débitos de curto prazo do ano passado, somados à pressão das maiores taxas de juros manterão a pressão nas margens de lucro e na capacidade e disponibilidade dos produtores de responder à melhora nas condições operacionais aumentando a produção".
Embora os preços internacionais dos fertilizantes estejam estabilizando, localmente existem poucas limitações na oferta de alimentos animais, com bom acesso a alimentos de qualidade variável, e oferta de grãos, oferecendo flexibilidade aos produtores. Internacionalmente, o setor de lácteos têm recentemente visto a demanda e a oferta mais rigidamente equilibrados.
O novo diretor gerente do Dairy Australia, Ian Halliday, está otimista de que a previsão para o mercado internacional seja razoável. "Os preços spot aumentaram significativamente em termos de dólar dos Estados Unidos nos últimos 12 meses e a oferta global de leite disponível para exportação terminou menor do que o esperado em 2009. Com nosso mercado internacional de lácteos agora operando sem os subsídios da União Europeia (UE) e dos Estados Unidos, a indústria de lácteos da Austrália recebeu um impulso".
Entretanto, embora os preços das commodities tenham se recuperado bastante em 2009 em termos de dólar dos Estados Unidos, os retornos à indústria australiana têm sido limitados pelo aumento do dólar australiano. Com os quatro principais bancos australianos prevendo que o dólar do país permanecerá entre US$ 0,90 e US$ 1,00 em 2010, os retornos de exportação continuarão afetados.
"Apesar da previsão internacional ser razoavelmente positiva, os maiores preços das commodities estão testando a demanda em muitos importantes mercados. Existe uma forte resistência na recuperação sustentada econômica, especialmente no Japão, Europa e Rússia, e essas fragilidades econômicas oferecem um quadro misto para a previsão geral global", disse Halliday.
A reportagem é do site do Dairy Australia (www.dairyaustralia.com.au), adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.