"O alimento consumido na escola idealmente fornece até um terço da ingestão diária de alimentos das crianças. Assim, fazer uma lancheira saudável pode significar uma contribuição significativa para a ingestão total de nutrientes das crianças".
"A forma mais fácil de garantir que estão sendo fornecidos os alimentos certos na lancheira de seus filhos é incluir o máximo possível de alimentos ricos em nutrientes, como leite, iogurte, queijos, frutas, vegetais, carne magra, peixe, ovos, nozes, pão integral, arroz e massa".
A nutricionista do Dairy Australia, Glenys Kerrins, concorda com isso. "É importante oferecer às crianças alimentos que tenham nutrientes que elas precisam para crescer e se manter saudáveis ao invés de alimentos menos nutritivos, que fornecem calorias, mas poucos nutrientes. Os alimentos lácteos como o leite, os queijos e o iogurte contêm 10 nutrientes essenciais que as crianças precisam todos os dias para promover seu crescimento e desenvolvimento".
A pesquisa mais recente de nutrição nacional feita na Austrália destacou a necessidade de estimular as crianças a terem uma dieta mais variada e saudável. De preocupação particular esteve o fato da maioria das crianças australianas não estarem obtendo cálcio suficiente. "Os anos escolares são um período crítico para a construção da massa óssea. A inclusão de três porções de lácteos todos os dias garantirá que as crianças obtenham o cálcio que precisam para a saúde de seus ossos e dentes".

Para mais informações e para ver um vídeo da campanha da lancheira saudável, visite o site www.dairyaustralia.com.au/recipes ou visite o site Nutrition Australia.
Os dados são do Dairy Australia, adaptados e traduzidos pela Equipe MilkPoint.
