AUS: apesar da crise, bons sinais surgem no setor

As análises feitas pelo Dairy Australia em seu relatório <i>2009 Situation and Outlook #UPD#</i> divulgadas recentemente mostram que, apesar dos produtores australianos terem passado por períodos difíceis em setembro, existem sinais de recuperação do mercado com os custos dos insumos reduzindo e algumas boas chuvas no meio da primavera ajudando nas margens das fazendas em muitas regiões.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

As análises feitas pelo Dairy Australia em seu relatório 2009 Situation and Outlook #UPD# divulgadas recentemente mostram que, apesar dos produtores australianos terem passado por períodos difíceis em setembro, existem sinais de recuperação do mercado com os custos dos insumos reduzindo e algumas boas chuvas no meio da primavera ajudando nas margens das fazendas em muitas regiões.

A gerente de estratégia e conhecimento do Dairy Australia, Jo Bills, disse que 340 produtores que participaram da Pesquisa Nacional dos Produtores de Lácteos de Março foram novamente entrevistados em setembro para uma atualização de qualquer mudança ou previsão. "Setembro foi particularmente fraco para os produtores de leite. Muitos nos disseram que estão enfrentando desafios imediatos controlando seus fluxos de caixa e lidando com condições climáticas altamente variáveis na primavera. Entretanto, desde setembro, temos visto uma rodada de elevações nos preços do leite pelas principais companhias processadoras, bem como um aumento nas chuvas, melhores distribuições de água e enfraquecimento nos preços dos alimentos animais, de forma que as coisas parecem estar levemente melhores em algumas regiões".

Assim como as boas chuvas de primavera em algumas partes, os preços internacionais das commodities lácteas aumentaram. O diretor gerente do Dairy Australia, Mike Ginnivan, disse que as pesquisas de mercado mostraram aumentos por vários meses agora.

"Estamos vendo um aumento na demanda em mercados chaves de lácteos para a Austrália, como o Oriente Médio e o Sudeste da Ásia, de forma que esses são bons sinais de uma recuperação para os preços dos lácteos. Isso foi apoiado pelos resultados do leilão da globalDairyTrade para leite em pó, que indica uma demanda sustentada pelos compradores no próximo ano a preços maiores. Nessa fase, o principal risco para os produtores é o forte dólar australiano", disse Ginnivan.

A pesquisa mostrou que o sentimento sobre o futuro da indústria varia no país, mas no geral, 60% dos produtores pesquisados continuam positivos sobre o futuro. Os produtores mostraram uma confiança ainda maior no futuro de seu próprio negócio, com 66% se mantendo positivos. Em algumas regiões, um maior número de produtores está considerando deixar a indústria. De todos os pesquisados, 16% disseram que estão considerando deixar a indústria dentro de três anos (mais que os 3% em março).

O relatório completo pode ser obtido no site www.dairyaustralia.com.au.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?