A associação permite que os produtores se organizem em torno de objetivos comuns e uma das vantagens, é poder agir legalmente em nome da entidade, movimentando recursos e firmando convênios - tanto com órgãos públicos, como com outras instituições de financiamento.
Em matéria recente publicada no MilkPoint, Marcelo Maldonado Cassoli, presidente da Aproleite (Associação dos Produtores de Leite do Sudoeste de Minas), comenta que a diretoria da associação enxerga que seu cliente não é a indústria e sim, seu associado.
“A indústria é cliente do associado, ela seria um cliente nosso indiretamente. Sendo assim, focamos as ações da Aproleite e sua missão nas necessidades do associado, envolvendo não só as questões da porteira para dentro, mas também as questões externas, buscando ampliar o círculo de influências por meio do espírito de cooperação, tão carente atualmente, mas que dá sinais de renascimento”. Para o presidente, outro ponto crucial para a ‘decolagem’ da Aproleite foi a compreensão de que as compras em conjunto seriam tão ou mais vantajosas economicamente que o próprio contrato de venda de leite.
A Aproleite é um exemplo de sucesso na cadeia leiteira, investe no marketing da associação junto aos laticínios e produtores e desenvolve ações para estimular o consumo de lácteos e combater as inverdades que certos nichos divulgam sobre o leite.
O MilkPoint está lançando esta enquete para saber se você, produtor de leite, é vinculado a alguma associação e quais os benefícios que essa união lhe traz. E se não é vinculado, qual o motivo?
Participe preenchendo o formulário abaixo. É super fácil e rápido! Estamos preparando uma série de artigos sobre este tema em 2018 e as respostas contribuirão para isso.
Agradecemos muito desde já!
Equipe MilkPoint
