A última semana, de 16 a 22 de janeiro, foi relativamente calma em termos de notícias impactantes para o setor. Dois mil e onze ainda não mostrou sua cara e o mercado doméstico permanece como terminou 2010.
Nesse sentido, publicamos dois artigos: um para melhor compreender o que foi o ano de 2010, em gráficos, e a opinião de Henrique Costales Junqueira, Gerente de Negócios do Leite da Cooperativa Castrolanda, sobre o que esperar para 2011.
Em relação ao panorama externo, seguindo a tendência de alta, a Fonterra divulgou os resultados do seu segundo leilão do ano. Com a modesta alta de 1,2% - a do 1º leilão do ano tinha sido de 7,2% -, o preço médio de todos os produtos chegou a US$ 3.960/ton e o leite em pó US$ 3.780/ton.
Apesar do alto nível de preço, a valorização do real frente ao dólar, resultando na taxa de câmbio abaixo de 1,70 R$/US$ e o preço da matéria prima no mercado doméstico dificulta as exportações. Pelo contrário, as importações é que têm sido favorecidas.
O USDA também divulgou os dados finais da produção de leite dos Estados Unidos em 2010. Nos vinte e três Estados de maior produção foram 81,2 bilhões de quilos, 2,1% acima de 2009, suportados por uma melhora nos preços ao produtor, melhora nos preços internacionais e cenário favorável às exportações.
Por fim, uma interessante matéria sobre os investimentos e negócios de Lair Antonio de Souza, proprietário da marca Xandô. Souza têm figurado entre os maiores produtores de leite do Brasil desde que iniciamos nosso levantamento Top 100 em 2001.
As 5 notícias que você tem que ter lido na semana
A última semana, de 16 a 22 de janeiro, foi relativamente calma em termos de notícias impactantes para o setor. Dois mil e onze ainda não mostrou sua cara e o mercado doméstico permanece como terminou 2010.
Publicado por: Rodolfo Tramontina de Oliveira e Castro
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Material escrito por:
Rodolfo Tramontina de Oliveira e Castro
Engenheiro Agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"-USP, e Analista de Mercado do MilkPoint.
Acessar todos os materiais