A companhia de lácteos sueco-dinamarquesa Arla Foods está negociando uma fusão com a rival alemã, Hansa-Milch, continuando a onda de fusões no setor que no início desse mês foi marcada pela entrada da PepsiCo no mercado russo.
A Arla, que já é resultado de uma mega-fusão ocorrida em 2000 entre grupos lácteos da Dinamarca e da Suécia, disse que seus membros e os membros da Hansa-Milch esperam ter a fusão votada em fevereiro ou março do próximo ano.
O acordo permitiria que a Arla "se tornasse um parceiro ainda mais atraente" para o comércio varejista na Alemanha, que o grupo considera um de seus principais mercados. Essa fusão também poderia dar suporte aos níveis de preços do leite aos produtores, disse a Arla. "Esse é um elemento chave da estratégia da Arla Foods pagar aos membros o maior preço possível pelo seu leite", disse a cooperativa. "Para conseguir esse objetivo, a Arla precisa crescer em seu negócio dentro da Europa e, particularmente, no importante mercado alemão".
Os comentários seguram um alerta da União Nacional de Produtores Rurais (NFU) do Reino Unido sobre o descontentamento dos produtores britânicos com os preços do leite pagos pela Arla, que estão "muito distantes dos US$ 0,4995 por litro que os produtores dinamarqueses e suecos estão atualmente recebendo". A NFU deverá no próximo mês conversar com o diretor executivo da Arla, Peder Tuborgh, para discutir os níveis de pagamentos.
O Reino Unido, onde a Arla comprou há três anos a Express Dairies, é um dos mercados mais difíceis entre os competitivos mercados de lácteos da União Europeia (UE), onde grupos do setor continuamente se unem para conseguir economias de custos e proteger suas margens.
As informações são do Agrimoney, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Arla Foods quer fusão com companhia de lácteos alemã
A companhia de lácteos sueco-dinamarquesa Arla Foods está negociando uma fusão com a rival alemã, Hansa-Milch, continuando a onda de fusões no setor que no início desse mês foi marcada pela entrada da PepsiCo no mercado russo. A Arla, que já é resultado de uma mega-fusão ocorrida em 2000 entre grupos lácteos da Dinamarca e da Suécia, disse que seus membros e os membros da Hansa-Milch esperam ter a fusão votada em fevereiro ou março do próximo ano.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.