Os lucros dos produtores de leite proprietários da Arla Foods caíram para um nível insustentavelmente baixo no início de 2009 devido à recessão global que afetou toda a indústria de lácteos. No entanto, o programa bem sucedido de redução de custos da companhia de lácteos sueco-dinamarquesa e o aumento no preço para produtos industriais a granel no final do ano resultaram em um leve aumento nos lucros.
Os lucros anuais da Arla em 2009 totalizaram US$ 177,63 milhões, US$ 12,98 milhões a mais do que o orçamento, excedendo as expectativas do negócio. "Como empresa nossos lucros foram melhores do que antecipamos quando postamos os resultados da primeira metade do ano", disse o diretor executivo da Arla Foods, Peder Tuborgh. "Mas, com o forte impulso final, ultrapassamos nosso orçamento".
"Se não tivéssemos implementado um importante programa econômico e obtido uma economia de US$ 153,66 milhões, e se os preços dos produtos industriais a granel não tivessem começado a se recuperar no último trimestre do ano, os lucros de nossos proprietários teriam sido ainda menores, o que teria sido insustentável para nossos proprietários".
Apesar de os lucros terem ficado acima das expectativas, as vendas foram significativamente pressionadas com os consumidores e clientes reagindo à recessão global, comprando menos e produtos lácteos com menor preço. O impacto da recessão foi combinado com os preços no mercado internacional de lácteos que caíram dramaticamente no começo de 2009 e as fracas taxas de câmbio para a coroa sueca e a libra britânica.
Todos esses fatores forçaram a Arla a cortar o preço do leite a seus produtores dramaticamente. "2009 foi um ano seriamente difícil para nossos proprietários e seu retorno geral por quilo de leite - US$ 0,39 - não foi alto o suficiente".
Como uma cooperativa, os proprietários da Arla, através da Comissão de Representantes, determinarão como os lucros anuais serão distribuídos. Existem três opções para isso: pagar os lucros aos proprietários; reter os lucros na companhia ou uma combinação dos dois.
"A recessão foi rápida e profunda, mas não acabou com o negócio", disse Tuborgh, refletindo sobre 2009. "Nós mostramos que podemos reagir rapidamente. Identificamos economias extraordinárias que forneceram liquidez imediata. 2009 foi também um ano difícil para os funcionários, com cortes e desempregos. As economias, entretanto, foram necessárias e evitamos uma maior redução no preço do leite. Essa é a reação de uma organização forte".
Os negócios da Arla em seus principais mercados estão progredindo, apesar da recessão - particularmente no Reino Unido e na Suécia. "A empresa entra em 2010 como um negócio sólido, baseado nas estratégias do grupos", finalizou Tuborgh.
As informações são da Arla Foods, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Arla Foods: forte desempenho em 2009 apesar da crise
Os lucros dos produtores de leite proprietários da <i>Arla Foods</i> caíram para um nível insustentavelmente baixo no início de 2009 devido à recessão global que afetou toda a indústria de lácteos. No entanto, o programa bem sucedido de redução de custos da companhia de lácteos sueco-dinamarquesa e o aumento no preço para produtos industriais a granel no final do ano resultaram em um leve aumento nos lucros.
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