Argentina: será lançada plataforma eletrônica de leilão para produtos lácteos
A Argentina será o segundo país do mundo a contar com leilões internacionais de produtos lácteos daqui algumas semanas, o que favorecerá a inserção de grandes, médias e pequenas empresas do setor no comércio internacional, com possibilidade de obter melhores preços para sua produção.
Publicado por: MilkPoint
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Em poucas semanas, será feita a apresentação oficial e, em poucos dias, começarão a ser feitos leilões mensais. Depois disso, será analisada a possibilidade de que esses leilões sejam quinzenais, disse o presidente do Conselho Argentino de Produtores (CAP), Ider Peretti. Ele disse que se trata de uma plataforma que, em uma primeira etapa, colocará à venda leite em pó, soro em pó e queijos duros e semiduros, acrescentando que os leilões serão realizados através de um sistema eletrônico muito completo e parecido ao único que existe atualmente na Nova Zelândia.
Atualmente, a Fonterra é considerada referência no momento de definir os preços internacionais dos produtos lácteos, principalmente do leite em pó. Com a iniciativa da CAP, a Argentina se converterá no segundo país a desenvolver um mercado desse tipo. Isso permitirá aos produtores locais vender diretamente a um comprador e, assim, conseguir melhores preços, evitando a intermediação de um terceiro.
Peretti disse que essa iniciativa dará a possibilidade para grandes, pequenas e médias empresas lácteas participarem do negócio internacional através dos leilões, com comercialização transparente e obtenção de melhores preços para os produtos. Ele disse que as grandes empresas já têm organizado seus volumes, enquanto que as menores terão que acompanhá-las através de um centro de preparação e maturação de seus produtos. Então, a partir desses locais, os pequenos e médios produtores poderão participar dos leilões.
Ele disse que a plataforma é um desenvolvimento privado, contratado pelo CAP, e disse que não será apenas utilizado para leilões de produtos lácteos, mas também, serão desenvolvidas outras operações do mesmo tipo com carne, frutas e outros produtos originários do campo.
Peretti disse que a utilização dessa nova ferramenta constituirá uma maneira de os produtores chegarem ao mundo com preços transparentes e de referência. Ele disse que o produtor terá a possibilidade de acompanhar os produtos que estão sendo colocados à venda e saber que preços eles alcançam em diferentes locais do mundo. Ele afirmou que assim, qualquer produtor poderá colocar seus produtos na plataforma e ver rapidamente como os diferentes membros das diferentes cadeias de comercialização do mundo realizam suas ofertas e fazem com que os preços aumentem.
"Vamos conseguir um mercado muito mais transparente e dinâmico. Na CAP, estamos permanentemente desenvolvendo projetos de acompanhamento de pequenos e médios produtores", disse Peretti.
A reportagem é do Terra.com.ar, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
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