Argentina: SanCor vende 80% de uma de suas marcas à Mead Johnson Nutrition

A companhia norte-americana Mead Johnson Nutrition, uma das maiores companhias do mundo especializada em nutrição para bebês e crianças com vendas de mais de US$ 3 bilhões, comprou da companhia de lácteos argentina SanCor sua emblemática marca "SanCor Bebê".

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A companhia norte-americana Mead Johnson Nutrition, uma das maiores companhias do mundo especializada em nutrição para bebês e crianças com vendas de mais de US$ 3 bilhões, comprou da companhia de lácteos argentina SanCor sua emblemática marca "SanCor Bebê".

A operação, que implica mais de US$ 150 milhões, será formalizada da seguinte maneira: após a constituição pela SanCor de uma sociedade anônima denominada Nutrición para El Conosur SA, a Mead Johnson - criada por Edward Johnson, um dos fundadores da Johnson & Johnson - passará a controlar 80%. No entanto, a SanCor ficará com 20% e fornecerá produção e fará a distribuição do produzido em sua planta de Sunchales.

A firma argentina hoje é líder no mercado local de fórmulas infantis com 50% de participação e US$ 300 milhões, o que representa 7% de suas vendas totais. No entanto, embora a Mead Johnson já estivesse presente na Argentina, tinha uma participação minoritária nesse segmento e sem produção própria. Agora, a firma quer ter maior peso no mercado. Sua marca mais famosa em todo o mundo é a Enfamil.

A SanCor não divulgou informações sobre o valor da transação, mas fontes da produção que abastecem a companhia disseram que esse supera os US$ 150 milhões. É um valor maior que os US$ 120 milhões que em 2006 a Adecoagro, grupo investidor ligado ao magnata George Soros, pretendia pagar para ficar com 62,5% do total da companhia de lácteos local e aliviar uma dívida de US$ 167 milhões. Nessa ocasião, o Governo pressionou para frustrar a venda e, depois, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, ajudou a companhia com US$ 80 milhões. A SanCor já devolveu em produtos o valor de US$ 15 milhões.

A SanCor também tem em sua história outras alianças, como com a dinamarquesa Arla Foods e com a Fonterra, da Nova Zelândia.

Na SanCor, preferem falar de aliança, e não de venda. "É um acordo para trabalhar em conjunto e abastecer o Cone Sul. Eles viram nossa capacidade de gerar produtos", disse o gerente de Relações e Comunicações da cooperativa, Sergio Montiel.

Em um comunicado que a empresa argentina enviou à Bolsa de Comércio de Buenos Aires, explicitou que a transação implica na "transferência" à sociedade da titularidade das marcas "SanCor Bebê", com a qual vende fórmulas infantis enriquecidas para produtos fluidos e em pó. O acordo envolve Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Bolívia.

A SanCor, que tem 1.400 produtores de leite associados, convocou para dia 14 de março uma assembléia para 170 delegados aprovarem a operação.

A reportagem é do La Nación, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?