Argentina: Indústrias lácteas estudam novos investimentos
Industriais do setor leiteiro da Argentina se reuniram na semana passada em Buenos Aires para analisar estratégias frente à conjuntura de demanda externa crescente, aumento da produção primária, mas conflitos com os produtores pelo preço e um mercado interno afetado pelos controles do Governo.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
"Temos um piso de crescimento de 8% e um teto de 10% com relação a 2010, o que é fundamental para a indústria e indica que a produção de leite melhorou muito", disse o presidente do Centro da Indústria Láctea (CIL), Miguel Ángel Paulón.
Esse aumento nos volumes possibilitou destravar investimentos que, segundo ele, estavam freados. "Trata-se da entrada de entre US$ 80 e US$ 100 milhões à indústria, onde se está analisando a instalação de duas plantas em Córdoba, uma nacional e outra multinacional, e uma em Buenos Aires", disse o ex-secretário da Agricultura, que não quis especificar as empresas envolvidas. "Graças ao bom ano climático e ao pacote tecnológico que manejamos nesse momento, hoje se pode dar essa boa notícia para todos os argentinos, que é o aumento da capacidade fabril".
Na reunião, os industriais analisaram estratégias para "enfrentar a conjuntura de crescimento abrupto, para que esse aumento no volume de produção não se transforme em um problema". Avaliou-se a possibilidade de aumentar a quantidade de leite desnatado para aumentar a produção de produtos derivados que geram valor agregado.
Com relação ao preço do litro de leite, Paulón disse que trata-se de "uma inflação generalizada que não é exclusiva da indústria" e que "é necessário tirar do imaginário coletivo que o setor leiteiro se encontra em crise". A reportagem é do site Lechería Latina, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.