Argentina apresenta bezerra clonada para produzir leite similar ao materno

A presidente da Argentina Cristina Kirchner apresentou nesta quinta-feira a bezerra Isa, fruto da clonagem de genes bovinos com humanos realizada por cientistas argentinos para gerar uma vaca que produza leite maternizado

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

A presidente da Argentina Cristina Kirchner apresentou nesta quinta-feira a bezerra Isa, fruto da clonagem de genes bovinos com humanos realizada por cientistas argentinos para gerar uma vaca que produza leite maternizado (semelhante ao humano).

Isa, nascida no último mês de abril no Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta), produzirá, quando adulta, "um leite similar ao humano", declarou.

A clonagem da "primeira vaca no mundo capaz de produzir leite maternizado foi realizada por cientistas do Inta e da Universidade de San Martín (USAM), afirmou a governante.
A bezerra é resultado da clonagem de "dois genes humanos que codificam proteínas presentes no leite humano e de grande importância para a nutrição dos lactantes", assinalou o Inta em comunicado.

"Essas proteínas são a lactoferrina e a lisozima humanas, que têm funções antibacterianas", nutrem as crianças de ferro e fornecem agentes de imunidade contra doenças, segundo o Inta.

"É um orgulho para todos os argentinos ter a primeira vaca clonada que dará leite maternizado, isto demonstra as coisas que somos capazes de fazer", destacou a governante, assinalando que Isa é "o nome simpático" que os cientistas puseram na bezerra ao misturar as siglas do Inta e da USAM.

A Argentina entrou no seleto clube da clonagem destinada a criar vacas transgênicas com fins medicinais em agosto de 2002, quando nasceu Pampa, fruto da clonagem realizada por especialistas do laboratório Bio Sidus a fim de obter leite bovino com a proteína de crescimento humano hGH.

As descendentes de Pampa, primeira bezerra clonada na América Latina, produzem leite do qual é extraída essa proteína para produzir a menor custo remédios para crianças com deficiências de crescimento.

As informações são do Estado de S. Paulo, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

rildo mosciaro
RILDO MOSCIARO

CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE CAPRINOS DE LEITE

EM 17/06/2011

O leite bovino para lactantes tem problema de ser alérgico para determinadas crianças por causa da lactose bovina, quando é substituído pelo leite de cabras, se este leite de vaca clonada suprir este problema,o teste seguinte é a aceitação das crianças consumidoras. Tem muito teste pela frente....O leite de cabra ainda é o melhor substituto.  
marcos brandão dias ferreira
MARCOS BRANDÃO DIAS FERREIRA

SETE LAGOAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 15/06/2011

Mais informações sobre o assunto poderão ser obtidas na próxima Expogenética, em Uberaba. O polo de Excelência em Genética Bovina, juntamente com a ABCZ estão promovendo o 8º Congresso Brasileiro de Raças Zebuínas e irão oferecer o curso "Utilização de bovinos geneticamente modificados na indústria farmacêutica e alimentícia" com o pesquisador argentino Andrés Bercovich, do laboratório Bio sidus.

A expogenética ocorrerá no período de 13 a 21 de agosto.
Fernando Melgaço
FERNANDO MELGAÇO

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 10/06/2011

Parabéns aos cientistas do INTA  e da USAM da Argentina,por essa clonogem.

É bom que se produza leite cada vez mais nutritivo para as crianças lactentes. Se o leite já era considerado o mais nobre dos alimentos,esse então será o super-nobre.

Atenciosamente,

Fernando Melgaço.
Qual a sua dúvida hoje?