O governo da Argélia abriu licitação internacional para a compra de matérias-primas lácteas. De acordo com o Departamento Nacional do Leite e Produtos Lácteos, o país pretende adquirir leite em pó desnatado e integral e gordura anidra de leite. As empresas interessadas no fornecimento de tais produtos devem apresentar suas propostas até o dia 10 de janeiro de 2011, em Argel. O edital da licitação pode ser comprado no órgão por 10 mil dinares argelinos. As companhias devem encaminhar duas propostas, uma técnica e outra financeira.
A Argélia é grande importadora de leite, pois produz apenas 50% do que consome. O país já foi o maior mercado para os exportadores brasileiros de lácteos. A Argélia é o quarto principal mercado do Brasil entre os países árabes. As exportações para lá renderam US$ 807 milhões de janeiro a novembro, um aumento de 26,7% em comparação com o mesmo período do ano passado. O açúcar é, de longe, o item mais exportado. Atualmente, o leite aparece em nono lugar.
Na outra mão, a Argélia é o maior fornecedor do Brasil no mundo árabe. As importações brasileiras de produtos argelinos somaram US$ 2,2 bilhões de janeiro a novembro, um crescimento de mais de 70% na mesma comparação. O Brasil tem um déficit histórico na balança comercial com o país do Norte da África, por causa das compras de petróleo e derivados.
As informações são da Agência de Notícias Brasil Árabe (Anba), resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Argélia abre licitação para compra de lácteos
País procura empresas internacionais dispostas a fornecer leite em pó desnatado e integral e gordura anidra de leite. As propostas devem ser apresentadas até o dia 10 de janeiro.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.