ARG: produção caiu até 15% no 1º bimestre frente a 09
Devido às altas temperaturas de janeiro e os excessos de chuvas em fevereiro, a produção de leite da Argentina no primeiro bimestre de 2010 caiu entre 12 e 15% com relação ao mesmo período de 2009. Esse dado corresponde às empresas sócias do Centro da Indústria Leiteira (CIL) da Argentina, principal organização empresarial do setor.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
"Houve excessos de chuvas, deterioração das pastagens e os animais tiveram que ficar muito tempo no barro", disse o presidente do CIL, Miguel Paulón. Nesse contexto, os produtores tiveram complicações para alimentar suas vacas e a indústria dificuldade em coletar a matéria-prima.
A La Serenísima, principal companhia do setor, sofreu uma queda de 15% na captação de leite. Desse modo, essa empresa reduziu sua captação diária de leite em 300.000 a 400.000 litros. "Apesar disso, não haverá problemas de desabastecimento", disse uma fonte da indústria.
Nacionalmente, no primeiro bimestre desse ano, perderam-se 200 milhões de litros por causa do clima. Normalmente, a produção de janeiro e fevereiro na Argentina é de cerca de 23 milhões de litros diários, mas, pela situação meteorológica, baixou para cerca de 20 milhões de litros.
Para Paulón, os inconvenientes na produção não levarão a aumentos de preços ao público. "Não aumentarão porque já há uma pauta de preços estabelecida". Ele se referia à autorização da Secretaria de Comércio Interior para aumentar em 7% os produtos de massa, como leite, 14% os seletivos, como alguns queijos, e em 18% os produtos premium, como algumas sobremesas e certos queijos.
Segundo o presidente do CIL, as perspectivas de 2010 para o setor leiteiro não se modificam, a tendência é que haja uma produção recorde, com 10,6 bilhões de litros. No ano passado, a produção leiteira da Argentina foi de 10,1 bilhões de litros.
As informações foram publicadas no Infortambo, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.