Depois das dificuldades financeiras reportadas por duas grandes indústrias de lácteos argentinas, a SanCor e a La Serenísima, agora chegou a vez da Milkaut. Segundo confirmaram fontes da companhia, a decisão de vender a empresa responde, em princípio, à necessidade de suprimir a dívida de US$ 55 milhões que a Milkaut mantém desde 1995 com a Corporação Financeira Internacional (CFI).
A queda nas margens de rentabilidade que evidencia o setor leiteiro argentino, somado aos fatores externos ao mercado, como é o caso do clima, são outros argumentos usados pela empresa para colocar em andamento esse novo processo.
A fim de concretizar esse passo, a cooperativa Asociación Unión Tamberos (AUT) venderá sua participação de 54% no capital da companhia. Para isso, a entidade fez um acordo com um grupo de analistas que avaliarão as ofertas que chegarem.
O gerente geral da Milkaut, Federico Eberhardt, disse que a ideia é completar o processo de vendas e transferência de ações até maio. Ele disse que o processo está sendo realizado de forma séria e por especialistas, descartando as hipóteses levantadas de que parte da empresa poderia ser adquirida por políticos.
Os produtores que fornecem leite à empresa, que tem sede em Franck, Santa Fé, estão sendo informados pelas autoridades da empresa, em reuniões regionais, sobre a situação que a indústria atravessa como prévia à assembleia geral, onde terão que decidir a quem vender a empresa. Eberhardt disse que a venda da participação majoritária da AUT está dentro da decisão da Milkaut de reorientar sua atividade comercial.
A canadense Agropur aparece como um dos primeiros nomes que poderiam passar a controlar a companhia. De fato, desde fevereiro, diretores da empresa argentina mantêm contato com executivos da cooperativa norte-americana para avançar com a operação de venda.
Outros que estariam interessados em comprar a parte majoritária de capital da marca são a Pampa Cheese - controlada pela cadeia de supermercados La Anónima -, o grupo Dreyfus, e um grupo de empresários não especializados na atividade leiteira.
As informações são do Iprofesional, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
ARG: parte da Milkaut será vendida para sanar dívida
Depois das dificuldades financeiras reportadas por duas grandes indústrias de lácteos argentinas, a <i>SanCor</i> e a <i>La Serenísima</i>, agora chegou a vez da <i>Milkaut</i>. Segundo confirmaram fontes da companhia, a decisão de vender a empresa responde, em princípio, à necessidade de suprimir a dívida de US$ 55 milhões que a <i>Milkaut</i> mantém desde 1995 com a Corporação Financeira Internacional (CFI).
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.