Nos primeiros oito meses do ano, a captação total acumulada foi de 4,059 bilhões de litros, 2,11% a menos do que no mesmo período de 2009, quando foram captados 4,146 bilhões de litros. Os dados são provenientes de uma pesquisa feita com mais de 20 indústrias de lácteos, que em 2007, representaram aproximadamente 64% do total da produção argentina de leite.
Tabela 1. Captação de leite das principais indústrias argentinas (em mil litros).

Comentário MilkPoint:
Após os cinco primeiros meses do ano em baixa, a produção argentina de leite tem mostrado uma boa recuperação. Desde junho, em comparação com o mesmo período da safra anterior, a captação tem apresentando importantes altas. Historicamente a produção no segundo semestre no país é maior que no primeiro, como em 2009 (diferença de 11,8%) e 2008 (21,9%). Esse fator, aliado à melhora dos preços e firmeza dos mercados internacionais deve indicar que teremos significativa quantidade de leite na Argentina no restante do ano.
As informações são do MAGyP, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Você já viu a programação do Interleite Sul 2010, que trará um grande debate sobre competitividade em vários estados brasileiros e Argentina? Clique aqui para mais informações. Não deixe de participar desse evento!