ARG: Bongrain quer controle majoritário da Milkaut

Após o fracasso da venda de 54% que a Asociación de Unión Tamberos (AUT) tem da empresa láctea argentina Milkaut. A companhia francesa Bongrain reativou as gestões pelo pacote majoritário da Milkaut.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Após o fracasso da venda de 54% que a Asociación de Unión Tamberos (AUT) tem da empresa láctea argentina Milkaut para um grupo integrado pela Chemo (Biogénesis-Bagó), Vicentin, Whertein e Dreyfus (veja matéria relacionada), os acionistas da empresa retomaram nas últimas semanas as negociações pelo futuro da empresa. A companhia francesa Bongrain reativou as gestões pelo pacote majoritário da Milkaut.

A diretoria da Milkaut decidiu que continua sendo necessária a capitalização da empresa, tanto para refinanciar o passivo de US$ 55 milhões, como para investir em melhorar a produtividade das usinas do grupo. Recentemente, as análises sobre as alternativas de capitalização começaram a ser feitas, e essas vão desde implementar com os bancos um refinanciamento similar ao realizado pela Mastellone, até vender algumas das plantas, conservando a central e passando por voltar a insistir com a venda de ações.

Nesse sentido, a Bongrain - que tem participação na diretoria com 40% das ações - volta a manifestar seu interesse em fazer uma proposta de capitalização. Demonstrar seu interesse não é uma jogada casual, já que assim, a empresa marca o território perante outros grupos que possam se interessar ao mesmo tempo o que, por outro lado, melhora também a cotação da companhia.

A decisão da Bongrain de mostrar seu interesse também está relacionada com o fato de que, no ano que vem, a Milkaut terá que enfrentar, com capital próprio, compromissos financeiros tomados. Diante dessa situação, há executivos da empresa francesa que analisam que, pela obrigatoriedade de investir, compensa mais comprar a empresa.

Contudo, a AUT não acelerará definições e levará o tempo necessário para avaliar as alternativas que venham surgindo para reestruturar as dívidas e injetar fundos genuínos, decidindo o caminho a seguir. Isso porque a reativação da indústria láctea na Argentina joga a favor já que paga urgências financeiras da companhia e também desperta o interesse em investidores externos ao setor e até de investidores estrangeiros.

As informações são do Punto Biz, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?