A empresa de alimentos Kraft Foods apurou queda de 23,9% no lucro do quarto trimestre, em decorrência de custos relacionados à aquisição da Cadbury. Entre outubro e dezembro, os ganhos da companhia americana chegaram a US$ 540 milhões, abaixo dos US$ 710 milhões do quarto trimestre de 2009.
Nessa base de comparação, a receita líquida subiu 30%, para US$ 13,773 bilhões, mas o lucro operacional não acompanhou o ritmo e avançou apenas 2,2%, chegando a US$ 1,240 bilhão.
Apesar de uma combinação favorável de aumento dos preços e volumes negociados - que compensaram amplamente os reajustes de insumos -, pesou no resultado operacional o programa de integração e os custos relacionados à aquisição da Cadbury, além de um impacto negativo de 3,1 pontos percentuais do câmbio.
Em um ano, as despesas com vendas, gerais e administrativas subiram 24,9%, para US$ 3,460 bilhões, enquanto os custos de vendas avançaram 34,9%, chegando a US$ 8,975 bilhões.
Ao comentar o resultado, a presidente da Kraft, Irene Rosenfeld, disse que a empresa está conseguindo um "bom progresso" para capturar sinergias da aquisição da Cadbury. "Olhando para frente, nós esperamos que o ambiente operacional permanecerá desafiador, com uma significativa inflação nos custos de insumos e persistência de consumo fraco em muitos mercados", afirmou. Apesar disso, Irene acredita que os bons fundamentos dos negócios da Kraft Foods permitirão ao grupo aumentar o lucro em 2011.
Com o desempenho do quarto trimestre, a empresa fechou 2010 com lucro acumulado de US$ 4,114 bilhões, 36,2% acima do montante registrado no exercício anterior (US$ 3,021 bilhões).
A matéria é de Eduardo Laguna, publicada no jornal Valor Econômico, adaptada pela Equipe MilkPoint.
Aquisição da Cadbury afeta lucro da Kraft Foods
A empresa de alimentos Kraft Foods apurou queda de 23,9% no lucro do quarto trimestre, em decorrência de custos relacionados à aquisição da Cadbury. Entre outubro e dezembro, os ganhos da companhia americana chegaram a US$ 540 milhões, abaixo dos US$ 710 milhões do quarto trimestre de 2009.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.