ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Aproximação da Embrapa com setor privado continua

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/03/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Em mais um movimento da aproximação com o setor privado que o Ministério da Agricultura deseja para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), dois representantes de entidades que representam produtores vão integrar o Conselho de Administração (Consad) da estatal a partir de março.

Pedro de Camargo Neto, vice-presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), e Daniel Carrara, diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), ligado à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), ocuparão duas novas vagas criadas no Consad a pedido da ministra Tereza Cristina. A abertura dessas vagas, porém, é contestada pelo representante dos empregados da Embrapa.

Os dois escolhidos são aliados da ministra. Pedro de Camargo Neto foi secretário de Relações Internacionais do ministério entre 2001 e 2002, na gestão de Pratini de Moraes, e chegou a ser cotado para assumir a Pasta depois de integrar a equipe de transição de governo Bolsonaro. Ele já foi presidente da SRB e ajudou a financiar a campanha para deputada federal de Tereza Cristina.

Carrara, por sua vez, é voz ativa na CNA e mostra sintonia fina com a ministra. A entidade está cada vez mais presente na elaboração e execução de programas da gestão de Tereza Cristina e acompanha as diretrizes do governo sobretudo em suas próprias ações de assistência ao produtor e nas pautas internacionais.

Ambos vão participar do processo decisório que envolve o controle da Embrapa e da definição das ações prioritárias da estatal, como manda a cartilha do conselho, criado em 1997. A intenção é colaborem para um pretendido “choque de gestão” da estatal. A avaliação, inclusive de membros atuais do Consad, é que a “experiência de mercado de conselheiros independentes pode ser muito positiva e será capaz de agregar melhorias” para a estatal, conforme uma fonte.

Daniel Carrara disse ao Valor que sua participação no Consad pode ajudar a estreitar os laços entre a Embrapa e os produtores rurais. Ele acredita, por exemplo, que com a ajuda da assistência técnica do Senar será mais fácil disseminar as pesquisas da estatal. Essa frente, lembrou, é uma das prioridades da ministério.

Crítico contumaz da atual situação da Embrapa, principalmente financeira, Pedro de Camargo Neto afirmou que foi convidado para trabalhar pelo aumento da eficiência da Embrapa. “Estamos em momento de importante evolução, um novo ciclo após as décadas da revolução verde”. O principal problema abordado por ele é o distanciamento dos pesquisadores da reforma pela qual passa a estatal. “Precisamos do compromisso do pesquisador com os resultados práticos da sua pesquisa”.

Para tanto, o vice-presidente da SRB aponta três frentes de trabalho: mudança na utilização dos patrimônios físico e humano da Embrapa, eliminação de despesas e benefícios e criação de novos critérios de avaliação de projetos e pesquisadores.

Fora da lista das companhias que o governo quer privatizar, a Embrapa passa por um processo de modernização e “repotencialização” já citado até pelo presidente Jair Bolsonaro. A estratégia inclui desde um Plano de Desligamento Incentivado (PDI), que concontou com adesão de 1,3 mil funcionários, passa pela terceirização de algumas atividades-meio e chega à venda de imóveis e ao fechamento de centros de pesquisa.

Outra meta é ampliar as parcerias com empresas privadas em pesquisas e encontrar meios de obter recursos a partir do conhecimento e tecnologia geradas pelos pesquisadores, como cobrança de royalties. Nesse processo, as diretorias-executivas de Inovação e Tecnologia e de Gestão Institucional da Embrapa também deverão passar a ser chefiadas por representantes do setor privado.

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures