ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Apetite da China por lácteos, genética e bovinos australianos continua crescendo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/08/2019

4 MIN DE LEITURA

0
1

O apetite da China por laticínios australianos continua crescendo, mas, a demanda pelas ofertas australianas não param por aí. 

Uma delegação recente de organizações de produtos lácteos australianas para a China Dairy Expo 2019 em Tianjin encontrou oportunidades para aumentar o número de exportações de gado vivo e genética, bem como, a expansão de pesquisas conjuntas.

O gerente de exportação da Genetics, Rob Derksen, participou das últimas cinco exposições de leite na China no Pavilhão Nacional da Austrália organizado pela Austrade. Ele disse que a Expo de 2019 foi de longe a mais promissora. Neste ano, uma abordagem “Team Australia” foi adotada com representantes das organizações de criação das empresas/indústrias DataGene, Holstein Australia, Jersey Austrália e Genetics Australia (GA).

A Austrália tem sido 'um pequeno exportador de genética para a China', já que este mercado é dominado pelos exportadores norte-americanos e, em menor extensão, pelos europeus. “Tem sido frustrante para a GA que, embora os chineses estejam muito satisfeitos com o desempenho de novilhas australianas, eles não tiveram a oportunidade de acessar a nossa genética de topo, enquanto os fornecedores de genética dos EUA tiveram um crescimento significativo. Se a China quiser atingir as metas agressivas de seu plano de desenvolvimento da indústria de leite, a genética também precisa ser importada”, disse Derksen.

Em janeiro de 2018, a GA nomeou um distribuidor exclusivo da China e o acesso à genética australiana tornou-se uma realidade. As exportações de sêmen bovino aumentaram de zero em 2013-14 para mais de 140.000 canudos em 2017-18 e, com base nos pedidos atuais, esse dado parece aumentar.

O distribuidor da GA está sediado em Tianjin, por isso foi uma oportunidade ideal para promover os pontos fortes da indústria australiana aos visitantes da Expo. Mais de 200 compradores participaram de um Fórum da Plataforma de Reprodução da Sino-Austrália, onde organizações australianas apresentaram uma série de questões. O seminário foi repetido em torno das principais províncias de laticínios da China.

“Há um apetite real para conhecer os pontos fortes da vaca australiana e ter acesso aos touros leiteiros comprovados e genômicos da Austrália. Eles veem a Austrália como tendo uma indústria de reprodução progressiva e avançada e o fato da GA ser uma cooperativa estabelecida há mais de 60 anos é uma vantagem real ”, disse Derksen.

No entanto, ele comentou que foi desafiador mostrar aos compradores chineses uma alternativa ao índice norte-americano US Holstein TPI index. "As empresas de genética dos EUA têm feito um excelente trabalho promovendo a TPI há muitos anos, mas estamos começando a ganhar força real, pois nossos produtos incluem muitos traços de interesse para os produtores chineses."

Peter Williams, da DataGene, falou sobre tolerância ao calor e eficiência alimentar e disse que ficou surpreso com o interesse. "A pesquisa de classe mundial feita na Austrália, particularmente sobre tolerância ao calor e eficiência alimentar, é de real interesse na China", disse Williams. "Fiquei surpreso com o quão bem eles alimentam as suas vacas, mas uma grande quantidade de seus alimentos é importada, aumentando os custos, por isso eles precisam de uma vaca leiteira eficiente e de tamanho moderado".

Um terço da indústria de laticínios da China está no centro das províncias do sul, onde o calor e a umidade têm impacto. "Recebemos muitas perguntas sobre a pesquisa na Austrália e interesse na tolerância ao calor", acrescentou Williams. "Essas características não só ajudarão a pecuária leiteira na Austrália, mas também em países como a China, onde o estresse por calor pode ter um impacto negativo na produção de leite e fertilidade".

Derksen disse que os líderes chineses estavam dispostos a colaborar com pesquisadores australianos para beneficiar os produtores de ambas as nações. “A indústria de lácteos da Austrália tem cientistas e instalações de classe mundial para realizar pesquisas e, se cooperarmos em iniciativas de pesquisa e desenvolvimento e atrairmos financiamento de pesquisa em terra, veremos benefícios para tornar ambos os setores mais produtivos, continuando a construir um forte relacionamento com nosso maior parceiro comercial,” disse Derksen.

"A tendência de beber iogurte e produtos lácteos fez com que muitos grandes laticínios chineses notassem mais a questão da qualidade e o tipo de leite necessário. Isso adiciona oportunidades para raças como Jersey e Australian Reds, raças bem estabelecidas na Austrália", disse Derksen, acrescentando que as novilhas australianas são altamente valorizadas e que a oportunidade de produzir novilhas de qualidade para exportação para a China é forte. A delegação visitou várias regiões onde a expansão estava em andamento e as novilhas australianas eram procuradas. "Parece haver reconhecimento de que para obter novilhas de qualidade da Austrália, o preço pago precisará aumentar", acrescentou ele.

O presidente da Genetics Australia, Trevin Henry, fazendeiro de leite de Tinamba, também fez parte da delegação e disse que as oportunidades de vender mais novilhas australianas nunca foram melhores.

“A China exigirá novilhas de melhor qualidade, mas as ferramentas disponíveis para os produtores hoje, como sêmen sexado e testes genômicos, nos permitirão obter mais substituições de nossas melhores vacas e também criar novilhas de exportação com qualidade excedente. Encorajo todos os produtores de leite a aproveitar a oportunidade atual.”

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures