
"Isso é um grande diferencial. Temos que dar visibilidade a esses criadores. A premiação mostra que é possível produzir com qualidade. Aqui, estamos valorizando o trabalho que os criadores fazem ao longo de muitos anos até atingirem esse estágio", disse o presidente da APCBRH, Hans Jan Groenwold, na abertura do evento. Ele também destacou que os vencedores, com seu trabalho e dedicação, forneciam um alimento nobre para a população do país.
O evento atribuiu premiações aos criadores destaques de 2009, sendo: 130 vacas Excelentes, 219 vacas Muito Boas de 1º Parto, 8 criadores supremos, 6 melhores médias anuais de Contagem de Células Somáticas, e 39 vacas com mais de 100 mil kg de leite, fechados no ano de 2009. E também a premiação de 121 placas de vacas vitalícias acima de 100 mil kg de leite, ofertadas pela CRV - Cooperatieve Rundvee Verbetering, da Holanda.
A maior produção vitalícia (Troféu Vaca Vitalícia) coube ao produtor Carlos Renato Los, produtor de leite em Carambeí, Criador Supremo 2008/2009, com a vaca Solos Formosa Mandel TE, de 13 anos e produção de 140.051 kg de leite (lactação finalizada em 2009). O produtor também levou os troféus Batedeira de Gordura (maior produção vitalícia de gordura com 5.157 kg), e troféu Proteína (maior produção vitalícia de proteína com 4.366 kg). Os criadores Gerrit e Wilko Laurens Verburg receberam o Troféu Latão de Leite, pelo animal "Boa Espera Jitske Henry 721", que alcançou a segunda maior produção vitalícia de leite: 127.065 Kg/leite, 4.287 gordura (kg), 3952 proteína (kg).

O jantar de premiação contou com a presença dos presidentes das Associações de Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul, José Ernesto Ferreira, de Santa Catarina, Celso José Munaretto, senador Osmar Dias e demais autoridades dos diferentes setores governamentais e do agronegócio.
Veja outras notícias no MyPoint da APCBRH, clicando aqui.
As informações são da APCBRH, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.