Ambientalistas e ONGs voltam a atacar bancada ruralista
A bancada ambientalista do Congresso lançou ontem uma ofensiva para impedir alterações substanciais exigidas por parlamentares ruralistas no Código Florestal Brasileiro. Às vésperas da campanha eleitoral, a estratégia é radicalizar o discurso em defesa da atual legislação para constranger os ruralistas.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Auxiliados pela ONG Fundação SOS Mata Atlântica, a Frente Ambientalista decidiu "divulgar" uma lista dos principais defensores da mudança da legislação ambiental. Batizada de "Exterminadores do Futuro", a campanha identificará quais são os deputados e senadores mais engajados no afrouxamento das regras ambientais. "A gente tem que constrangê-los. Eles têm que assumir a responsabilidade por suas opções", diz o coordenador da Frente Ambientalista, deputado Sarney Filho (PV-MA), também conhecido como Zequinha Sarney. "Temos que usar nossas armas".
A iniciativa foi recebida pelos ruralistas como uma "campanha intimidatória". Classificados de "desocupados" e "paus mandados", os ambientalistas foram acusados de trabalhar pelos interesses da agricultura de países ricos. O recém-empossado presidente da comissão, deputado Abelardo Lupion (DEM-PR), ameaçou denunciar os parlamentares envolvidos na campanha no Conselho de Ética da Câmara. "É uma campanha nojenta", emendou o presidente da comissão especial de reforma do Código Florestal, deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR). "É um movimento agressivo, difamatório, sem escrúpulos e de caráter eleitoreiro".
A lista dos "exterminadores" terá uma gradação de acordo com o nível de defesa da alteração das leis ambientais. "Queremos mostrar para a população que todos podem fazer alguma coisa contra aqueles que querem promover retrocessos a nossa legislação ambiental", disse Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica. "E também mostrar aos políticos que estamos de olho neles, acompanhando tudo de perto". A relação final dos políticos mais alinhados com a alteração das regras será divulgada em julho, alguns meses antes das eleições de outubro.
"É estranho que esses defensores do meio ambiente não tenham apresentado sugestões nem participado das audiências públicas", criticou Micheletto. "O deputado Zequinha Sarney, por exemplo, não participou da audiência pública promovida em Imperatriz, no Maranhão. Não entendi o comportamento dele".
A SOS Mata Atlântica também apresentou uma carta com os compromissos que os políticos devem adotar para proteger o patrimônio natural brasileiro. Além disso, será lançado um site que permitirá a qualquer pessoa informar sobre a atuação de seus candidatos em relação às leis ambientais.
A matéria é de Mauro Zanatta, publicada no Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe AgriPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
VARGINHA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 26/03/2010
CAMBUQUIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ
EM 23/03/2010
Vamos apoiar aqueles que nos apoiam. É a hora de decidirmos.
CUIABÁ - MATO GROSSO
EM 22/03/2010
É politicos que não se dão o respeito quando vão defender uma causa, pode até ser justa, mais ele defendendo, perde a credibilidade, portanto:
vamos ser coerentes.
Sou produtora, acompanho o decorrer da situação e tenho o maior interesse que o desfexo seja favorável à natureza pois é dela que tiro meu sustento, e ela que me da a mina de água que eu tenho e valorizo, pois meus vizinho desmataram tanto que por la tudo secou. Então caros colegas, vamos com calma, pois o que decidirmos agora tera que ter a responsabilidade do futuro e ai eu não quero errar, quero deixar pra minha geração o que DEUS me deu e eu agradeço todos os dias o meu pedacinho de chão, é pequeno, mais é produtivo... e isso me basta.
Para que tanto? Se não der conta capoeira toma conta. Se aproveitarmos o que temos de ocioso por ai a fora, não teremos necessidade de derrubar mais nem uma árvore e digo isso com conhecimento de causa, pois o calor esta infernal. Nove horas da manhã a gente não aguenta mais a lida, ai tem que ser na sombra e retornar so depois das três da tarde. É brincadeira uma coisa dessas mais eu não posso querer que um funcionario morra no sol. Se o gado ta procurando sombra imagine a gente. Como eu não sou só de teoria, sou da prática...posso falar que temos que ter cuidado com nossas decisões, pois dela dependerá o futuro.

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 15/03/2010
O Brasil deve aproveitar o momento ecológico para cobrar destes países o pagamento por serviços ambientais, devemos parar com esta briga de poder que não leva a nada.
O nosso país tem muito a ganhar com a proteção das matas e nascentes, e muito a perder se promover um desmatamento com visões de produção de alimentos para o mundo. Haja vista a excelente produtividade do milho e soja atualmente e o preço recebido pelos produtores.

JATAÍ - GOIÁS - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE
EM 14/03/2010

ROLIM DE MOURA - RONDÔNIA - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS
EM 13/03/2010
IMPERATRIZ - MARANHÃO - ZOOTECNISTA
EM 12/03/2010
Digo mais a fundo: Não posso aceitar uma lei em que se obriga a mantença de reserva de 80% de nossas terras, enquanto que basta atravesar-se um rio (Tocantins) em depararmos-nos com outra lei, muito mais "amena". Nisto Sarney Filho não pensou.
Quando eu estava na audiência pública, estive observando o comportamento dos ambientalistas. São baderneiros, só sabem gritar, não sabem o que defendem, são radicais, procuram e decoram frases bonitas para nos impressinonar e intimidar, etc, etc, etc. Enfim, toda e qualquer discussão geradas por eles sempre eram eles quem saiam com o rabo entre as pernas.
E ainda digo mais: "Eles não plantam nem o que fumam".

CASCAVEL - PARANÁ - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE
EM 12/03/2010
Estou acabando de ler, e recomendo o livro HONORAVEIS BANDIDOS, que tem na capa, nada mais nada menos, que as fuças do pai zé sarney. Assim recomendo a todos que frequentem esse espaço, que digitem no Google o nome do livro (HONORÁVEIS BANDIDOS) que desanca a família toda dos sarney, e já começarão a ter uma idéia do que é o clã sarney, com zequinha, esse bêbado imundo, lá incluido.
Caros produtores, entendo que até o momento fomos omissos na defesa dos nossos interesses. Eu inclusive. Entretanto, nesse ano temos que reagir. Todos nós que temos acesso a esse instrumentos maravilhoso que é a internet, temos a obrigação de IMPRIMIR OS MATERIAIS importantes que recebemo através dela, e levar para os nossos vizinhos e homens e mulheres do campo, para que esses tomem conhecimento do que está acontecendo no país e que a grande mídia não divulga. Senhores , chegou o momento de fazer a nossa parte, politicamente falando, porque eles estão fazendo a parte deles, e muito bem.
Alguém já disse que "não há nada de errado em você não se mobilizar politicamente, outros farão isso, e a esses outros você os obedecerá".

JUÍNA - MATO GROSSO - FRIGORÍFICOS
EM 12/03/2010
A bem da verdade, é que os ongueiros recebem recursos internacionais e do própio governo brasileiro, para fazer esse tipo de pressão, e não é pouco.
Alguem já procurou saber qual é o estilo de vida de um ongueiro que defende o meio ambiente? em média esse pessoal ganha em torno de 10 mil reais por mês.
por cabeça, se trabalhar o casal na causa, ganha 20 mil, detalhe, sem desconto de imposto de renda, pois são feitos contratos de prestação de serviços, que na prestação de contas, sempre será dara prejuizo.
Quanto ganha um ongueiro que defende as causas do nordeste brasileiro? 01 salário minimo. Essa é a principal diferença entre montar uma ONG para defender
causas do povo do semi-arido brasileiro e as riquezas da Amazônia.
Outra questão é que o Brasil caminha a passos largos para se tornar uma superpotencia mundial, pois reune três requisitos essencias: Fartos recursos naturais ( principalmente na amazônia) é autosuficiente em alimentos e petróleo.
A QUEM INTERESSA MANTER ESSA SITUAÇÃO DE INSEGURANÇA JURIDICA NO CAMPO????

TOLEDO - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 12/03/2010
Este politico conhecido pelo nome de Zequinha Sarney pode afirmar com certeza que ele e sua familia nunca fizeram retiradas de arvores no seu estado natural para fazer exploração pécuaria.

DIVINO DAS LARANJEIRAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE OVINOS DE CORTE
EM 11/03/2010

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SÃO PAULO
EM 11/03/2010

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 11/03/2010
Acho que dentre esses ambientalistas não deve haver algum pequeno ou médio agricultor, pois se houvesse, o discurso seria outro.