ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ambev lança produto a base de coco e gera polêmica ao intitulá-lo como 'leite'

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/01/2018

1 MIN DE LEITURA

21
0

Ambev, principal fabricante de cervejas do país, estreou sábado (06) no mercado de bebidas vegetais. O investimento na nova categoria ocorreu com sua marca de sucos, a Do Bem. 

Segundo a Ambev, que comprou a Do Bem em 2016, a ideia foi dar uma nova leitura para o segmento. De acordo com informantes, o sabor do novo produto será 'próximo ao leite tradicional', já que foram utilizadas tecnologias e blends específicos de fruta para deixá-lo mais neutro. O novo produto terá fornecedores de coco da Bahia e do Ceará, os mesmos que já produzem a água de coco para a multinacional.

O lançamento - em embalagens de 1 litro e disponível nas versões original, baunilha, chocolate e café com leite - gerou polêmica visto que a empresa intitulou o novo produto como 'leite vegetal'. O vídeo da campanha ressalta em vários momentos que a bebida é elaborada sem a 'ajuda' das vacas.

Muitos consumidores deixaram as suas opiniões em uma das redes sociais da marca, como:


"Art. 475 - Entende-se por leite, sem outra especificação, o produto oriundo  da ordenha completa, ininterrupta, em condições de higiene, de vacas sadias, bem  alimentadas e descansadas. O leite de outros animais deve denominar-se segundo a  espécie de que proceda. RIISPOA - BRASIL, 2017". 

"A Ambev, proprietária da Do Bem, é uma das maiores patrocinadoras de rodeios e agora quer pagar de defensora do bem-estar animal..."

"Nunca vi tanta bobagem! Depois pesquisem qual o real significado de LEITE! Piada!"


"Este produto pode ser tudo, menos leite...cada alimento com sua particularidade e benefícios. Isto é o famoso 'trocar gato por lebre'...."

O lançamento também contou com uma festa e no dia seguinte da realização da mesma, a empresa divulgou a seguinte mensagem: 

Atualize seu leite! Ontem, além de high fives e lançamento do nosso leite vegetal a base de coco, teve uma festa linda de despedida da vaca! Aproveita pra seguir ela no @vacation_dobem no Instagram!"

Qual é a sua opinião sobre o tema? Participe deixando o seu comentário! 

21

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PAULO MAURICIO B BASTO DA SILVA

CASTRO - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 12/01/2018

Vergonha. As empresas de laticínos são obrigadas a se adequar em vários pontos de rotulagem e uma empresa como a AMBEV lança algo que todos sabem que não é legalmente permitido. Cadê a fiscalização??? Srs. fiscais com a palavra.
SÁVIO COSTA SANTIAGO DE BARROS

LAVRAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 11/01/2018

Boa tarde Jank;



A Verde Campo segue com divulgações constantes quanto a qualidade, boas práticas e segurança do leite, na produção primária.



A Coca-Cola iniciou a inserção de produtos Verde Campo em suas campanhas.



Vou levar a sugestão adiante;



Abraço
FERNANDO MELGAÇO

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 11/01/2018

De leite somente a cor.
ROBERTO JANK JR.

DESCALVADO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/01/2018

Sávio, tudo bem?

Você consegue nos aproximar (ABRALEITE) da Coca-Cola para estudarmos uma campanha conjunta de valorização do leite?

abraços,
ROBERTO JANK JR.

DESCALVADO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/01/2018

A meu ver o buraco é mais embaixo e, como sempre, a questão é puramente financeira.

Há tempos a Ambev estuda sua entrada no mercado alternativo aos refrigerantes (que já estão com a vida contada), com já fez a Coca-Cola. Com a Coca saiu antes e optou pelo leite de vaca, a Ambev pretende ganhar "eficiência" em sua campanha e, além de evidenciar seu produto, pretende também atacar o produto da principal concorrente. Nesse caso

específico deveríamos nos unir á Coca em uma campanha institucional, que optou pelo melhor produto.  
FAQUINI

CURITIBA - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 10/01/2018

Dentro do Princípio da Reciprocidade, daremos férias também às seguintes marcas, substituindo pelos Concorrentes Nacionais, Regionais ou até Importados:

Cervejas[editar | editar código-fonte]

Adriática, Antarctica Sub Zero, Antarctica, Brahma, Brahma Zero. Bohemia, Brahma Light

Brahma Extra, Brahma Bier, Brahma Fresh. Budweiser, Caracu, Colorado. Corona

Franziskaner, Goose Island, Hertog Jan, Hoegaarden, Kronenbier. Labatt Blue, Lakeport Brewing, Leffe. Liber, Miller. Norteña, Original, Patagonia, Patricia, Polar, President, Puerto del Mar, Quilmes. Serramalte, Skol, Skol360, Skol Beats Senses, Skol Beats Spirit

Skol Beats Secret, Skol Ultra, Staropramen, Stella Artois, Wäls, Outras bebidas:

Pepsi, Gatorade, Do bem, Guaraná Antarctica, Guarah, Soda Limonada Antarctica

Água Tônica Antarctica, Sukita, Lipton Ice Tea, Água Fonte da Ilha, Teem, H2OH!, Frutzzz

Propel - Hydractive, Os Caçulinhas, Fusion, Baré, Citrus Antarctica
IVAN BRAGA

ARUJÁ - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 10/01/2018

Ué, mas a denominação "LEITE DE SOJA" existe tem DÉCADAS, com esta denominação, e ninguém fala nada. Isso está cheirando MUITO medo.
HENRIQUE ALMEIDA

SÃO PAULO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 10/01/2018

Concordo com o Florisvaldo acima, o MAPA, o PROCON e o CONAR, como entidades reguladoras tem que atuar contra esta comunicação enganosa da AMBEV, a qual claramente  confunde e engana o consumidor.

A VIVALACTEOS ( Associação Brasileira da Industria de Laticínios) também deve mover uma representação contra esta comunicação enganosa e negativa em relação à cadeia láctea brasileira.
CRISTIANE

SANTOS - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 10/01/2018

Go vegan!!!!!
MARCELO MALDONADO CASSOLI

SÃO JOÃO BATISTA DO GLÓRIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/01/2018

Produtos veganos estão cheios por aí... Chamam tudo quanto é extrato vegetal branco de leite e qualquer gororoba de queijo... Mas a raíz do problema não está exatamente aí. Nós temos , sim, que evitar propaganda enganosa, mas o principal é cuidar da imagem do nosso leite, a começar por coisas básicas e óbvias, como a implantação da IN62, que até então foi só empurrada com a barriga, fiscalizar e banir do mercado leites fraudados por indústrias inconsequentes , certificar as Boas Práticas de Fabricação nas fazendas, fomentar mais e mais ações como tem feito exemplarmente o Beba Mais Leite, etc. Nosso consumidor é leigo e fácil de ser levado por ondas consumistas ou filosóficas, temos que fazer nosso dever de casa nas fazendas e ao mesmo tempo instruí-los corretamente.
SÁVIO COSTA SANTIAGO DE BARROS

LAVRAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 09/01/2018

Pois é Marcelo;



E agora se torna ainda mais urgente ter bons exemplos pra mostrar;



Não dá mais pra empurrar qualidade, bem estar animal e boas práticas com a barriga;



Se já fazem estragos com o achismo, imagina com meia dúzia de imagens negativas
MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 09/01/2018

Concordo com o Sávio. Muito mais do que usar o nome "leite" (isso a meu ver é algo menor e, francamente, se combater isso for a nossa única bandeira, estamos bem enrolados...), o problema é bem mais embaixo. É jogar para o consumidor a discussão a respeito de como o leite é produzido, campo este fértil para o desconhecimento e interpretações equivocadas.



Essa situação já existe há muitos anos nos países desenvolvidos e os resultados não foram bons para o leite. Temos muito a trabalhar.
FLORISVALDO PEREIRA DA SILVA

SANTA RITA DO SAPUCAÍ - MINAS GERAIS

EM 09/01/2018

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tanto na Fiscalização de Produtos de Origem Vegetal, quanto na área de Fiscalização de Produtos de Origem Animal, deve ser acionado para autuar a Ambev e apreender a mercadoria em todas as gôndolas do País, por produzir e vender produto com a nomenclatura errada. Além dele, acionados o Procon, devido ao fato de a Ambev induzir o consumidor a consumir produto de finalidade diferente, e o CONAR, pelo fato de a Ambev difundir propaganda enganosa. No mais, na minha casa esta bebida não entrará, além de eu comentar com quantos puder sobre este engodo.
ROBERTO DE OLIVEIRA

CAMPINAS - SÃO PAULO

EM 09/01/2018

E o que faz o MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO que tem em sua estrutura o órgão que libera a produção e tudo o que se relaciona com tais produtos?

Fez vistas grossas?
SÁVIO COSTA SANTIAGO DE BARROS

LAVRAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 09/01/2018

Seria muito bom se o problema fosse só de nomenclatura;



O fato é que a AMBEV promove o seu produto denegrindo a produção leiteira;



O Slogan "de férias para a vaca" e os anúncios: "leite sem vacas" com imagens de vacas agradecendo aos consumidores do tal "leite de coco", é o estopim para veganos radicais alegarem em redes sociais que vacas leiteiras são exploradas;



Com isso, pessoas atingidas pelo campanha tem a ideia que a produção leiteira é de fato exploratória e o dano de consumo pode não ser somente a pequena fatia que o novo produto pretende conseguir;



Nos últimos dias, posts da marca tiveram comentários divididos entre potenciais consumidores, veganos radicais e defensores do setor lácteo. Esse ambiente se tornou um fórum para discutir se a atividade leiteira é de fato uma exploração ou não, pouco se falou do novo produto;



Deve ser questionada a legalidade da ação de marketing, que é ofensiva e que mira em cheio milhares de produtores e indústrias lácteas Brasil a fora.  






VIRGÍLIO JOSÉ PACHECO DE SENNA

SANTO AMARO - BAHIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/01/2018

Leite é originário  de Animais Mamíferos, que possuem Glândula Mamaria .Qualquer outra coisa é outra coisa e não Leite.Ponto Final.
CARLOS EDUARDO LAVAGNOLI

IVATÉ - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/01/2018

acho que o pessoal da ambev não sabe que as vacas tiram ferias(descanso de lactação), ja o produtor , o transportador e tantos outros relacionados a produção de leite não ....alguns desses desconhecem essa palavra ferias .



Nao deixa de ser revoltante , mas por outro lado vindo do brasil não fico surpreso.
MARCO LIBERATTI

SÃO PAULO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 08/01/2018

A maior fabricante de cerveja "fake" resolveu produzir leite fake, também!
LATICINIOS REZENDE LTDA

MONTANHA - ESPÍRITO SANTO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA LATICÍNIOS

EM 08/01/2018

Boa tarde a margarina também era a salvação da humanidade e o que virou?

Infelizmente no Brasil o que vale para um não vale para os outro, nos mesmos tivemos que tirar a vaca de nossas embalagens, agora tô vendo uma vaca em um produto que nem de vaca é.

Fica a pergunta " Isso pode"?

Penso o seguinte a arma do produtor é dizer NÃO AO CONSUMO DE OUTROS PRODUTOS AMBEV, desta forma os quase 500.000 produtores e suas famílias e funcionarias boicotando essa marca com certeza ela repensaria suas atitudes.
VAGNER ALVES GUIMARAES

VOTUPORANGA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 08/01/2018

A Bíblia fala do leite e dos laticínios em diversos trechos. A Palestina foi a terra prometida no qual corriam leite e mel,que era para os Hebreus, simbolo da vida e da fertilidade.

A origem do leite encontra se a centenas de milhões de anos, o que permitiu a sobrevivência dos mamíferos durante a catástrofe ecológica que eliminou os dinossauros permitindo a nossa presença na terra.

Pesquisa " O leite e a vida", autor Giovanini Ballarini

Não se almeja vitórias derrubando os outros é preciso inteligência, nunca foi saudável remar contra maré.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures