AL: ações irão fortalecer cadeia produtiva do leite

Num esforço em conjunto, o Governo de Alagoas e o setor produtivo concretizam ações para fortalecimento da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados (CPLD). Para garantir a qualidade do produto, será implantado o Programa Alimentos Seguros, que aumenta a segurança e a qualidade dos alimentos produzidos pelas empresas. Outra ação que beneficiará os 30 laticínios formais e 300 produtores de leite do Estado participante da CPLD é a expansão dos programas Alagoas com Balde Cheio e Alagoas com a Palma na Mão.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Num esforço em conjunto, o Governo de Alagoas e o setor produtivo concretizam ações para fortalecimento da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados (CPLD). Durante reunião nesta segunda-feira (15), na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec), foram apresentadas as atuações de cada órgão parceiro do programa.

O acompanhamento do setor no campo e na cidade foi apontado como necessidade para atingir toda a cadeia produtiva e garantir a produção de leite de qualidade e um aproveitamento eficaz na hora da industrialização, já que qualquer ação atinge diretamente o produtor e o industrial. Para garantir a qualidade do produto, será implantado o Programa Alimentos Seguros, que aumenta a segurança e a qualidade dos alimentos produzidos pelas empresas e reduz as doenças causadas aos consumidores pela contaminação na ingestão e manipulação dos alimentos.

Outra ação que beneficiará os 30 laticínios formais e 300 produtores de leite do Estado participante da CPLD é a expansão dos programas Alagoas com Balde Cheio e Alagoas com a Palma na Mão. Os programas são desenvolvidos pelo Governo de Alagoas, Banco do Nordeste (BNB) e outros parceiros. O Alagoas com Balde Cheio atende atualmente a quatro grupos, sendo que esse número será aumentado em mais trinta. Os grupos receberão treinamento com foco na eficiência da gestão das propriedades agrícolas, o que garantirá redução nos custos do produtor.

O secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas, citou outros passos dados para a consolidação da cadeia produtiva. Serão investidos cerca de R$ 8 milhões de recursos do Fecoep (Fundo Estadual de Combate à Pobreza).

A mobilização na consolidação do setor ocorre com o apoio da Secretaria da Fazenda, que estuda alguns temas apresentados pelo Sileal, como a cobrança de ICMS do leite in natura que é produzido em Alagoas, mas comercializado fora do Estado.

As informações são da Agência Alagoas, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?