A Agrindus possui hoje 3,4 mil fêmeas com registro genealógico e controle oficial da produção, e, segundo a empresa, com uma profunda seleção das famílias de vacas que surgiram ao longo dos anos, foi formado um grupo de 170 animais diferenciados, que representam os animais TOP 5 do plantel.
Um grupo especial de vacas foi testado com marcadores moleculares e, com os resultados obtidos, foi criado um seleto grupo de doadoras de embriões oriundas das famílias com 30 a 40 anos de profundidade genealógica produzindo no sistema. De acordo com a empresa, além da alta produção e classificação morfológica, esses animais possuem notas individuais de um a dez para as 12 características hoje analisadas através das sequências gênicas conhecidas para cada um destes aspectos no banco genético da raça (produção de leite, % e kg de gordura, % e kg de proteína, fertilidade, contagem de células somáticas, característica leiteira, longevidade, kappa e beta caseína, beta globulina, além de pesquisa de quatro doenças congênitas - CVM, BLAD, DUMPS e BVD-IP).
Em seu 1º Leilão Anual, que será realizado no dia 17 de abril de 2010, a Agrindus vai apresentar 100 bezerras HPB PO-TE, filhas por FIV deste grupo de doadoras com marcadores moleculares, com acasalamento direcionado visando principalmente aspectos de saúde, fertilidade e longevidade. Os pais são touros com prova diferenciada para os mesmos aspectos de saúde potencializados nas linhas maternas.

Clique na imagem para ampliá-la.

Clique na imagem para ampliá-la.

Clique na imagem para ampliá-la.
As informações são da Agrindus AS, adaptada pela Equipe MilkPoint.