Esse compromisso, de acordo com Suzana Bresslau, auditora fiscal do Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, “formaliza a importância desta atividade para os ministérios da Agricultura, da Saúde/Anvisa, estando alinhada com recomendações das organizações Mundial da Saúde (OMS), Mundial de Saúde Animal (OIE) e das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
A oficina foi realizada, em Brasília, entre os dias 24 e 27, como parte das atividades do Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos, no âmbito da Agropecuária (PAN-BR Agro). Teve a presença dos instrutores Armando Hoet, diretor do Programa de Saúde Pública Veterinária da Universidade do estado de Ohio, e Ericka Calderon, especialista em Saúde Animal e ponto focal para Resistência aos Antimicrobianos da Sede Central do IICA na Costa Rica.
Além de reuniões dos instrutores com auditores fiscais federais agropecuários da CPRA/SDA e dos Lanagros Rio Grande do Sul e São Paulo, foi realizada oficina de imersão nos dias 25 e 26, com representantes do Ministério da Saúde, Anvisa e Organização Pan Americana de Saúde (Opa/OMS), “atendendo ao conceito de saúde única”, ressaltou Bresslau.
“Foram repassados conhecimentos e experiências e realizados trabalhos práticos relacionados à seleção e priorização dos sistemas produtivos, à estrutura do sistema de monitoramento e de diagnóstico e logística dos programas, além da identificação e atribuição de responsabilidades, intervenção e comunicação de risco, recursos e aquisição de materiais, sugestão de cronograma de atividades e compromissos”, informou a auditora fiscal.
A palestra do professor Armando Hoet tratou da Vigilância Integrada da Cadeia Alimentar e a apresentação de Ericka Calderon, sobre Atividades do IICA para desenvolvimento de programas de vigilância integrada. Também participaram representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Aliança para uso Responsável de Antimicrobianos, indústria farmacêutica veterinária, indústria de alimentação animal, entidades de produtores rurais e agroindústria, academia e alunos de veterinária.
Clique para saber mais sobre o PAN-BR AGRO.
As informações são do Mapa.