Abertura do mercado do México ao leite em pó do Uruguai é valorizada pela indústria

A abertura do México para o leite em pó uruguaio abre um novo caminho à diversificação de mercados. Não está definida a cota, mas se falou em 5.500 toneladas. Hoje, o destino mais importante desse produto é o Brasil e, para evitar uma maior dependência, o Governo vem trabalhando em uma ampliação dos canais de venda.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A abertura do México para o leite em pó uruguaio abre um novo caminho à diversificação de mercados. Não está definida a cota, mas se falou em 5.500 toneladas. As negociações para a entrada de leite em pó uruguaios no mercado mexicano estavam travadas desde 2004. Abrir esse destino era uma velha aspiração da cadeia de lácteos uruguaia, como também é a de ampliar a cota de 6.600 toneladas que existe hoje para queijos.

O embaixador uruguaio no México, Rodolgo Camarosano, disse que nas negociações se falou em uma cota de 5.500 toneladas que ainda não foi definida, porque o Ministério da Economia do México não emitiu o decreto. Ele disse que além da cota, o Uruguai proporá um aumento de acordo com a exportação.

Camarosano valorizou o trabalho em equipe realizado entre os ministérios da Pecuária, Agricultura e Pesca; Economia e Finanças e Chancelaria e disse que, para o Uruguai, "é muito importante a abertura do mercado mexicano para o leite em pó". Hoje, o destino mais importante desse produto é o Brasil e, para evitar uma maior dependência, o Governo vem trabalhando em uma ampliação dos canais de venda. "Não quero dizer que o Uruguai será um grande exportador de leite em pó ao México, mas o bom é que há outro mercado alternativo e isso é o mais importante".

Camarosano reunirá no mês que vem em Montevidéu, a Comissão Administradora do Tratado de Livre Comércio vigente entre ambos os países, que há 4 anos não se reúne e onde participará a Chanceler Mexicana (Patricia Espinosa). A reunião oferecerá a possibilidade de ir abrindo espaços nos outros produtos de interesse para o Uruguai.

A indústria de lácteos está satisfeita com a abertura. "A abertura do México para o leite em pó é espetacular. É necessário que a cota seja fechada, mas abrir mercados é sempre fundamental e um dos temas importantes que estavam pendentes com o México era esse", disse o atual vice-presidente da Cooperativa Nacional de Produtores de Leite do Uruguai (Conaprole), Álvaro Ambrois.

A reportagem é do El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?