3D da pecuária de leite: quais os desafios para 2010?
Considerando os pontos de maior relevância para a atividade leiteira, gostaríamos de saber a opinião da Comunidade MilkPoint sobre quais serão os 3 principais desafios para o setor em 2010 - <b>"3D da pecuária de leite"</b>. E ainda, o que poderá ser feito para impulsionar a cadeia leiteira no Brasil. Acesse e deixe o seu comentário.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
A partir do 3º trimestre, como resultado de alguns meses de melhor preço (junho-agosto), ocorreu uma recuperação da produção, puxada também pela antecipação do período de chuvas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Neste período, o mercado internacional também iniciou um movimento de recuperação dos preços, impulsionado por uma demanda firme, oferta mundial de leite reduzida e boas perspectivas em relação à recuperação da economia mundial.
Mas outras inúmeras questões devem ser analisadas. Ao longo do ano, foram intensificadas as questões ambientais, sendo a atividade pecuária o maior alvo das discussões. Outro ponto importante diz respeito à qualidade do leite, à realização das fiscalizações pelos órgão responsáveis e à implementação dos requisitos exigidos pela Instrução Normativa 51/2002. Também, as mudanças estruturais - através de aquisições e fusões - deram início a uma nova fase, de maior concentração no setor.
Dentre outros pontos de grande relevância para a atividade, gostaríamos de saber a sua opinião sobre quais serão os 3 principais desafios para o setor leiteiro em 2010 - o que denominamos de "3D da pecuária de leite". E ainda, o que poderá ser feito para impulsionar a cadeia leiteira no Brasil.
Dê sua opinião enviando um curto e rápido comentário através do box de cartas do leitor, abaixo.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

CAJURU - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 27/01/2010
REDUÇÃO DO CUSTO DE PRODUÇÃO = Preços competitivos p/ exportar vol. maiores
AUMENTO DO CONSUMO INTERNO = Equilibrio dos preços ao cons. e Marketing do leite

SANTO ANTÔNIO DAS MISSÕES - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 25/01/2010

SÃO LOURENÇO DO SUL - RIO GRANDE DO SUL
EM 22/01/2010
Na minha simples opinião são:
1-Genética (chega de mistura de raças holandes x gir x jersey)raças puras para que estudar tanto depois misturar tudo.
2-Gerenciamento( muitos produtores vão passar na propriedade enquanto tudo entrege a funcionários muitas vezes acustumados a tirar leite num sistema já ultrapassado temos que ficar de olho em tudo vaca por vaca,real por real)
3-Leite a pasto(trevos,conichão,azevém,mulato ll,MG5,aveia e muitos outros,temos que começar um HA,dois HA .
CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO
EM 21/01/2010
Capacitação e profissionalismo deverão ser focados.

NOVA XAVANTINA - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 20/01/2010
1° D - Retomada das exportações.
2° D - Organização (pelo menos iniciar) da cadeia produtiva do leite.
3° D - Aumento do uso da tecnologia na produção do leite, começando pela definição do modelo de negócio da propriedade, utilização dos pastos e dai por diante.

CAMPO ALEGRE DE GOIÁS - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 20/01/2010

CHAPADÃO DO SUL - MATO GROSSO DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 19/01/2010

CAMPINAS - SÃO PAULO
EM 19/01/2010
2) Honestidade por parte da industria, seja grande ou pequena. Lá fora, leite que não atende aos padrões mínimos, nem chega a ser carregado no tanque do graneleiro, enquanto que aqui, mistura-se leite com 3.000.000 de UFC/ml, com aquele cuja contagem bacteriana não chega a 80.000UFC/ml.Na industria ele é maquiado.
3) Honestidade e coragem de assumirmos que não temos...

AREIÓPOLIS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 19/01/2010
1) - mudança radical no sistema de representação regional, que hoje é muito cristalizada, conservadora e não representa os atuais produtores de leite.
2) ´consequencia do ítem 1: se tivéssemos uma representação regional eficiente e moderna, deveriamos estar trabalhando e discutindo, esse ano, um sistema de cotas regionais para evitarmos as variações bruscas de preço quer regional, quer no país.
3) - controle efetivo das autoridades sanitárias quer na indústria quer nos pontos de venda, protegendo o consumidor quanto a qualidade do produto oferecido.
4) - apoio do setor leiteiro a todas as atitudes governamentais que façam com que o poder de compra, das classes mais carentes, continue a ser valorizado, de maneira que o consumo interno seja o grande fator de crescimento da produção de leite no Brasil.

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS
EM 19/01/2010
O mundo inteiro se preocupa com as chamadas dietas saudaveis e o leite e um alimento completo para cada faixa etaria.
Em recente viagem aos USA/California percebi ser esta a principal estrategica adotada pelos americanos.
CELSO VILLELA GUIMARAES
DIRETOR DEFESA LEITE REVENDA AUTORIZADA
GEA FARM TECHNOLOGIES /WESTFALIASURGE
UBERLANDIA/MG

MARECHAL CÂNDIDO RONDON - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 19/01/2010
gostei dos comentarios do Roberto, Marcelo e de Gubio e outros, todos nós produtores estamos cheios de normativa 51 Sabemos o que se deve ser feito. 1º Lugar seria a produção mais barata com qualidade o que não é fácil pois dependemos muito de ações climaticas2º Estamos cheios de ver produtores de Leite que faliram, o preço deve melhorar! O produtor não tem condiçoes de pagar um empregado 3ºEstamos com nossa cooperativa bem estruturada, estamos tirando os intermediarios!

FORMIGA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 19/01/2010

COROMANDEL - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 17/01/2010

TUPANCIRETÃ - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 15/01/2010
Eu gostaria de saber como a situação dos pequenos produtores de leite que estão no processo de adpetação para cumprir a intrução normativa 51
BARRA MANSA - RIO DE JANEIRO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA
EM 15/01/2010
União
Treinamento
LIMOEIRO DO NORTE - CEARÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 15/01/2010
Nós estamos também no conjunto dos consumidores e ninguém quer ver os preços pagos pelo consumidor subirem vertiginosamente. então tem que ter equilíbrio.

RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 14/01/2010
1. Estruturar um sistema de representação EFETIVO para a cadeia do leite, principalmente relacionado às pequenas/médias cooperativas que representam o produtor rural na base;
2. Desenvolver um sistema de negociação paritário entre indústria/produtores e governo, nos moldes de preço mínimo, baseado na estrutura de custos de produção;
3. Incentivar o consumo interno como fator de estabilidade de mercado.

CUIABÁ - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 14/01/2010

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 14/01/2010

ANDRADINA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 13/01/2010