3D da pecuária de leite: quais os desafios para 2010?

Considerando os pontos de maior relevância para a atividade leiteira, gostaríamos de saber a opinião da Comunidade MilkPoint sobre quais serão os 3 principais desafios para o setor em 2010 - <b>"3D da pecuária de leite"</b>. E ainda, o que poderá ser feito para impulsionar a cadeia leiteira no Brasil. Acesse e deixe o seu comentário.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 46
Ícone para curtir artigo 0

O ano de 2009 foi marcado por muitas dificuldades no setor lácteo, com forte queda no preço das commodities, em especial do leite em pó, sendo repassada aos produtores. Como resultado, houve queda acentuada no volume produzido no 1º semestre.

A partir do 3º trimestre, como resultado de alguns meses de melhor preço (junho-agosto), ocorreu uma recuperação da produção, puxada também pela antecipação do período de chuvas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Neste período, o mercado internacional também iniciou um movimento de recuperação dos preços, impulsionado por uma demanda firme, oferta mundial de leite reduzida e boas perspectivas em relação à recuperação da economia mundial.

Mas outras inúmeras questões devem ser analisadas. Ao longo do ano, foram intensificadas as questões ambientais, sendo a atividade pecuária o maior alvo das discussões. Outro ponto importante diz respeito à qualidade do leite, à realização das fiscalizações pelos órgão responsáveis e à implementação dos requisitos exigidos pela Instrução Normativa 51/2002. Também, as mudanças estruturais - através de aquisições e fusões - deram início a uma nova fase, de maior concentração no setor.

Dentre outros pontos de grande relevância para a atividade, gostaríamos de saber a sua opinião sobre quais serão os 3 principais desafios para o setor leiteiro em 2010 - o que denominamos de "3D da pecuária de leite". E ainda, o que poderá ser feito para impulsionar a cadeia leiteira no Brasil.

Dê sua opinião enviando um curto e rápido comentário através do box de cartas do leitor, abaixo.
Ícone para ver comentários 46
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Carlos Alberto T. Zamboni
CARLOS ALBERTO T. ZAMBONI

CAJURU - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 27/01/2010

MELHORA NA QUALIDADE DO LEITE = Viabilizar exportações a outros paises por preços melhores

REDUÇÃO DO CUSTO DE PRODUÇÃO = Preços competitivos p/ exportar vol. maiores

AUMENTO DO CONSUMO INTERNO = Equilibrio dos preços ao cons. e Marketing do leite
Paulo Roberto Paim padilha
PAULO ROBERTO PAIM PADILHA

SANTO ANTÔNIO DAS MISSÕES - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/01/2010

O nosso maior desafio neste ano e baixar mais os custos de produção e ainda assim aumentar o volume, e ter o maximo de qualidade.
ricardo serpa
RICARDO SERPA

SÃO LOURENÇO DO SUL - RIO GRANDE DO SUL

EM 22/01/2010

Boa noite


Na minha simples opinião são:

1-Genética (chega de mistura de raças holandes x gir x jersey)raças puras para que estudar tanto depois misturar tudo.

2-Gerenciamento( muitos produtores vão passar na propriedade enquanto tudo entrege a funcionários muitas vezes acustumados a tirar leite num sistema já ultrapassado temos que ficar de olho em tudo vaca por vaca,real por real)

3-Leite a pasto(trevos,conichão,azevém,mulato ll,MG5,aveia e muitos outros,temos que começar um HA,dois HA .
João Batista Couto Araújo
JOÃO BATISTA COUTO ARAÚJO

CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 21/01/2010

Acho que o maior desafio para os produtores de leite nos próximos anos será, a adoção de praticas sustentáveis na propriedade:adequação ambiental,melhoria das pastagens,implantação de sistemas de ILPS, melhoria da qualidade do rebanho, melhoria das instalações e também o fortalecimento do Associativismo.
Capacitação e profissionalismo deverão ser focados.
Gladistone S L Silva
GLADISTONE S L SILVA

NOVA XAVANTINA - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/01/2010

Bom, a pergunta é sobre os desafios para 2010, então vejamos;
1° D - Retomada das exportações.
2° D - Organização (pelo menos iniciar) da cadeia produtiva do leite.
3° D - Aumento do uso da tecnologia na produção do leite, começando pela definição do modelo de negócio da propriedade, utilização dos pastos e dai por diante.
Antônio Elias Silva
ANTÔNIO ELIAS SILVA

CAMPO ALEGRE DE GOIÁS - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/01/2010

Cooperativismo (resolve o problema comercial), melhoramento genético (melhora produtividade) e pesquisa em nutriçãom (reduz custos de produção). A idéia do Sr Fernando Cerêsa Neto, nos comentários iniciais é bem interessante.
Fabrízio Machado
FABRÍZIO MACHADO

CHAPADÃO DO SUL - MATO GROSSO DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/01/2010

Bom dia,também sou produtor de leite mas uma ponto que eu acho que deveria estar em 1) seria a organização do produtor, seja ela como associação ou cooperativa, buscar a união dos produtores.Como diz na Biblia melhor dois do que um , quando um cai o outro ajuda a levantar, enquanto nosso setor tiver pessoas que querem tirar proveito de tudo será dificil produzir leite com qualidade a preço justo. 2) Motivação, produtor motivado produz leite melhor. 3)Marketing do leite, pra aumentar consumo.
Clemente da Silva
CLEMENTE DA SILVA

CAMPINAS - SÃO PAULO

EM 19/01/2010

1) Honestidade quanto a qualidade. Leite é como vinho puro; se tiver a qualidade comprometida na fonte, deixa de ser leite.
2) Honestidade por parte da industria, seja grande ou pequena. Lá fora, leite que não atende aos padrões mínimos, nem chega a ser carregado no tanque do graneleiro, enquanto que aqui, mistura-se leite com 3.000.000 de UFC/ml, com aquele cuja contagem bacteriana não chega a 80.000UFC/ml.Na industria ele é maquiado.
3) Honestidade e coragem de assumirmos que não temos...
José Humberto Alves dos Santos
JOSÉ HUMBERTO ALVES DOS SANTOS

AREIÓPOLIS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/01/2010

Sobre o 3D da pecuária de leite:
1) - mudança radical no sistema de representação regional, que hoje é muito cristalizada, conservadora e não representa os atuais produtores de leite.
2) ´consequencia do ítem 1: se tivéssemos uma representação regional eficiente e moderna, deveriamos estar trabalhando e discutindo, esse ano, um sistema de cotas regionais para evitarmos as variações bruscas de preço quer regional, quer no país.
3) - controle efetivo das autoridades sanitárias quer na indústria quer nos pontos de venda, protegendo o consumidor quanto a qualidade do produto oferecido.
4) - apoio do setor leiteiro a todas as atitudes governamentais que façam com que o poder de compra, das classes mais carentes, continue a ser valorizado, de maneira que o consumo interno seja o grande fator de crescimento da produção de leite no Brasil.
celso vilela guimaraes
CELSO VILELA GUIMARAES

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 19/01/2010

Entendo ser necessario uma campanha de marketing permanente para incentivar o aumento do consumo interno dos produtos in natura e derivados do leite.
O mundo inteiro se preocupa com as chamadas dietas saudaveis e o leite e um alimento completo para cada faixa etaria.
Em recente viagem aos USA/California percebi ser esta a principal estrategica adotada pelos americanos.

CELSO VILLELA GUIMARAES
DIRETOR DEFESA LEITE REVENDA AUTORIZADA
GEA FARM TECHNOLOGIES /WESTFALIASURGE
UBERLANDIA/MG
jones ismael bach
JONES ISMAEL BACH

MARECHAL CÂNDIDO RONDON - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/01/2010

Boa tarde,
gostei dos comentarios do Roberto, Marcelo e de Gubio e outros, todos nós produtores estamos cheios de normativa 51 Sabemos o que se deve ser feito. 1º Lugar seria a produção mais barata com qualidade o que não é fácil pois dependemos muito de ações climaticas2º Estamos cheios de ver produtores de Leite que faliram, o preço deve melhorar! O produtor não tem condiçoes de pagar um empregado 3ºEstamos com nossa cooperativa bem estruturada, estamos tirando os intermediarios!
LEONARDO DE ALMEIDA BRAGA
LEONARDO DE ALMEIDA BRAGA

FORMIGA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/01/2010

O grande problema da pecuaria brasileira são os subsídios e não o custo de produção. As exportações e importações de lácteos giram em torno de 10% da produção mundial. Podemos notar que o mercado mundial de lácteos é muito pequeno em relação a produção. Os países subsidiadores (Europa EUA) são os maiores consumidores, pois pagam para consumir o leite em seus países. Enquanto esta situação perdurar, o setor produtivo brasileiro continuará a pagar a conta. Justificar aumento de produção no Brasil?
ANDERSON LUIS DE RESENDE
ANDERSON LUIS DE RESENDE

COROMANDEL - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/01/2010

Concordo com todos os comentários abordados pelos nobres colegas de profissão, mas as questões básicas ainda estão longe do alcance do produtor, como por exemplo: o pagamento do leite pelo teor de sólidos e qualidade, garantia do preço mínimo do leite, permitindo que o produtor tenha lucro e uma campanha de marketing para incentivar o consumo interno. Sem o básico que é lucro, fica o desestímulo.
roberto carlos lima da silva
ROBERTO CARLOS LIMA DA SILVA

TUPANCIRETÃ - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 15/01/2010

Olá.
Eu gostaria de saber como a situação dos pequenos produtores de leite que estão no processo de adpetação para cumprir a intrução normativa 51

Raízes Rurais
RAÍZES RURAIS

BARRA MANSA - RIO DE JANEIRO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 15/01/2010

Informação
União
Treinamento
PROFISSIONAIS DO LEITE CONSULTORIA LTDA
PROFISSIONAIS DO LEITE CONSULTORIA LTDA

LIMOEIRO DO NORTE - CEARÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 15/01/2010

O segredo é produzir leite de altíssima qualidade e usar o marketing do leite. tudo isso e muito mais. não se pode ter sucesso em nenhum empreendimento sem conhecimento elevado e aplicação com perseverança.
Nós estamos também no conjunto dos consumidores e ninguém quer ver os preços pagos pelo consumidor subirem vertiginosamente. então tem que ter equilíbrio.
Jose Getulio Wingert
JOSE GETULIO WINGERT

RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/01/2010

As 3 questões mais importantes para 2010:

1. Estruturar um sistema de representação EFETIVO para a cadeia do leite, principalmente relacionado às pequenas/médias cooperativas que representam o produtor rural na base;

2. Desenvolver um sistema de negociação paritário entre indústria/produtores e governo, nos moldes de preço mínimo, baseado na estrutura de custos de produção;

3. Incentivar o consumo interno como fator de estabilidade de mercado.
Jose Ronaldo Borges
JOSE RONALDO BORGES

CUIABÁ - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/01/2010

O problema é um só que afeta diversos setores: O cambio! Com o cambio a R$1,70 o Brasil estará de novo no FMI em pouco tempo, buscando dolares para fechar o balanço de pagamentos, pois tornará o maior importador do mundo! Não melhoria de produtividade que compense esta supervalorização do real.
Luiz Sergio da Silva
LUIZ SERGIO DA SILVA

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/01/2010

Quando as cooperativas começarem a cumprir seu papel social para o qual foram criadas, ou seja, cooperar e não especular, e o governo criar politicas voltadas ao setor criando mecanismos que regulem os preços, não só quando sobe, mas quando caem demais e provocam um grande desestimulo oa produtor brasileiro.
Edemar Ribeiro de Souza
EDEMAR RIBEIRO DE SOUZA

ANDRADINA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/01/2010

O principal desafio, como pode ser percebido pela simples observação das opiniões dessa seção, é a convergêngia do discurdo entre setores ligados à ind,ustria e os setores produtivos. A indústria, fala maçiçamente em qualidade ao passo que os produtores interessam-se por melhores condições de produção(insumos mais baratos, assistência técnica de qualidade) e melhores preços. Aliás, são esses os outros dois desafios a serem vencidos, particularmente por nós, pequenos produtores.
Qual a sua dúvida hoje?