2012: Ano Internacional das Cooperativas

A Assembleia Geral das Nações Unidas ratificou, em 22 de dezembro último, a resolução sobre "Cooperativas e Desenvolvimento Social", que declara 2012 como ano Internacional das Cooperativas. Com isso, a ONU reconhece o modelo cooperativo como fator importante no desenvolvimento econômico e social dos países. Esta é a primeira vez na história que um ano será dedicado ao setor cooperativista.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

A Assembleia Geral das Nações Unidas ratificou, em 22 de dezembro último, a resolução sobre "Cooperativas e Desenvolvimento Social", que declara 2012 como ano Internacional das Cooperativas (IYC, na sigla em inglês). Com isso, a ONU reconhece o modelo cooperativo como fator importante no desenvolvimento econômico e social dos países. Esta é a primeira vez na história que um ano será dedicado ao setor cooperativista.

A ONU se propõe a três objetivos: aumentar a consciência sobre esse modelo empresarial e sua contribuição positiva, promover sua formação e seu crescimento, e impulsionar os Estados-membros para que adotem políticas que favoreçam sua expansão.

Sem importar o setor no qual atuam, as cooperativas são consideradas modelos de empresas bem-sucedidas porque seus integrantes são responsáveis por todas as decisões da instituição. Além disso, elas não objetivam a maximização dos lucros, mas atender às necessidades de seus membros, que participam do gerenciamento.

O potencial das cooperativas para ajudar a erradicar a pobreza, criar e fortalecer práticas sustentáveis e contribuir para o desenvolvimento são as características que a ONU pretende destacar para que os Estados-membros as promovam. Um dos principais assuntos que a agenda da ONU para o desenvolvimento propõe é destacar o aspecto humano, mais do que o financeiro - e as cooperativas combinam ambos.

A matéria é do MDA, resumida e adaptada pela Equipe AgriPoint.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Reinaldo Foresti Junior
REINALDO FORESTI JUNIOR

CAMPANHA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 16/01/2012

Cooperativa,f.Sociedade em que são capitalistas os associados, e que tem por fim o benefício de todos eles, reduzindo-se-lhes os preços dos objetos de consumo, ou facilitando-se-lhes empréstimos ou proporcionando-lhes trabalho lucrativo (De cooperativo), em que há que coopera (Lat. cooperativus). Dicionário da ´Língua Portuguesa de Cândido de Figueiredo ).- No congresso centenário da Aliança Cooperativa Internacional em set.1995 em Manchester, na Inglaterra, foi apresentado o seguinte conceito:Cooperativa é uma associação autônoma de pesoas que se unem,voluntariamente para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva (Fonte-Wikipedia). No contexto,a ONU ratificou para o ano de 2012, o Ano Internacional das Cooperativas pela primeira vez na história da corporação, conforme artigo acima. Nesta hora de perplexidade mundial, penso que seria de grande valia os dirigentes mundiais das grandes potências evocarem o espírito cooperativo na solução inedita e urgente dos egoistas propósitos de uma minoria ambiciosa em detrimento do bem comum. Em nosso país, foi informado que o MAPA e OCB, planejam ações para comemoração desta data histórica e gloriosa que será certamente lembrada.Tambem o estado de Minas Gerais já se mobiliza para tanto. É de se lembrar, que estão sediados aqui inúmeras e importantes cooperativas de consumo na área do café, com destaque para a Cooxupé, a maior cooperativa de café do mundo. Finalizando, quero destacar como é importante que a classe produtora de café no Brasil, organizem-se em cooperativas, pois a união faz a força e motiva para o contínuo crescimento na produção de nosso café e na melhoria da qualidade para satisfação dos ávidos consumidores.
Qual a sua dúvida hoje?