
A secretária de agropecuária e abastecimento da Prefeitura de Uberlândia, Walkíria Borges, deu início a abertura: "A prefeitura de Uberlândia tem apoiado esse evento desde 2006. Essa parceria é muito importante para nossa cidade, uma vez que cerca de 65% dos nossos produtores locais, são produtores de leite. Nesse evento, eles, como muitos que aqui se encontram, serão capazes de aprender o que de mais atual há sobre competitividade na cadeia do leite".
Jacques Gontijo Álvares, presidente da Itambé, posicionou o Interleite como "o principal evento da cadeia do leite no país". Disse também ser uma satisfação ser a patrocinadora master do evento e que as mensagens de melhoria da competitividade que serão apresentadas, são compartilhadas com as da cooperativa.
Paulo Cesar Alvim, gerente de agronegócios do Sebrae Nacional, ressaltou a importância da atividade leiteira, ancorada na agricultura familiar, e a forte atuação do Sebrae na cadeia do leite.
O presidente da Fepale (Federação Pan-americana do Leite), Vicente Nogueira Netto, foi categórico: "um evento muito importante em um momento complexo". Vicente referiu-se à queda de preços dos lácteos e preço ao produtor em plena entressafra e a importância de "olhar diariamente para o mercado".
Marcelo Pereira de Carvalho, diretor executivo da AgriPoint e coordenador do MilkPoint, foi o último a falar e lembrou das primeiras edições do evento, quando a informação era ainda muito restrita no setor e uma das ideias do Interleite foi a de alterar esse contexto. "A pecuária leiteira tem muitos desafios. O Interleite tenta trazer o que é relevante e inovador para o setor". Marcelo também lembrou que nessa edição foram mais de 1.000 inscritos, um recorde de público, superando a edição de 2009 que contou com 873 participantes.

Após os discursos de abertura foi a vez do anúncio do vencedor do Prêmio MilkPoint Impacto 2010, uma iniciativa do MilkPoint para homenagear um técnico de destaque no setor. Foram mais de 2.000 votos e o eleito com 38,3% desses foi o Prof. Vidal Pedroso de Faria.
Vidal recebeu o Prêmio das mãos de Marcelo P. Carvalho e Jacques Gontijo, agradeceu aos votos e ao MilkPoint e lembrou que "apesar dessa trajetória longa, essa premiação serve de estímulo para continuar melhorando a atividade".
O MilkPoint está fazendo a cobertura ao vivo do segundo dia do evento. Acompanhe!
Equipe MilkPoint