ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como é feito o controle de qualidade das matérias-primas usadas na dieta total pronta?

EDUCAPOINT

EM 31/07/2018

3 MIN DE LEITURA

0
0
A qualidade da dieta oferecida às vacas leiteiras tem efeitos diretos na saúde e eficiência produtiva do rebanho, bem como na composição do leite. Além da quantidade adequada de alimentos, e qualidade dos ingredientes utilizados, é necessário que a dieta atenda às exigências nutricionais dos animais que, por sua vez, variam conforme a idade e estágio de produção.

Controle de qualidade

Na recepção, como em toda e qualquer indústria de ração ou outros produtos para alimentação animal, é feito o monitoramento da qualidade dos ingredientes recebidos. Assim, cada partida recebida, seja de volumosos, seja de alimentos concentrados adquiridos de outra empresa, é feita uma avaliação de qualidade dos ingredientes.

Isso significa fazer a certificação dos níveis de garantia do que está sendo adquirido e a garantia desses níveis de nutrientes que tem nesse alimento na elaboração da dieta.

A seguir, é feito o acompanhamento da mistura da dieta, incluindo sequência de carga, quantidade, monitoramento mais simples pelo teor de matéria seca.

Depois disso, é feito o monitoramento pós-mistura, ou seja, a certificação de que a dieta produzida está próxima aos níveis nutricionais propostos pelos nutricionistas. Isso porque se houver alguma variação, por exemplo, nos teores de nutrientes da dieta elaborada, é possível rastrear o processo e verificar onde ocorreu a variação.

Por exemplo, se a variação for na composição dos alimentos volumosos, sabe-se que em função da produção, da conservação e até da origem dependendo da área de onde veio esse volumoso, pode haver uma variação na composição. Embora seja feita uma análise preliminar, se for detectado alguma variação na composição dessa dieta na etapa final pós-mistura, é possível rastrear e descobrir a origem dessa variação.

Para a empresa que faz isso, acaba sendo um monitoramento para redução de custo, já que o custo final da dieta está baseado na composição dessa dieta e no sistema operacional envolvido. Assim, sua precisão, além da preocupação com o desempenho animal, também está relacionada ao custo.

O monitoramento da qualidade termina na propriedade. Na segunda etapa de produção, a dieta é embalada, armazenada e entregue na propriedade e esse processo tem que ter um acompanhamento. Os técnicos da empresa vão até a propriedade acompanhar o fornecimento da dieta aos animais. Existe uma preocupação se o local onde os animais serão alimentados está adequado, para ver se o desempenho animal esperado está sendo atingido ou se é necessário algum ajuste de manejo.

Assim, o monitoramento da qualidade começa nas matérias-primas e termina no desempenho animal.

Confira abaixo a explicação de todo o processo de controle de qualidade da dieta dada pelo o Prof. Dr. João Ricardo A. Pereira:

 
 
Essa aula faz parte do curso  Aquisição de dieta total pronta: quais as indicações e vantagens?, do EducaPoint. O curso é conduzido pelo Prof. Dr. João Ricardo A. Pereira, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR.

Neste curso, o professor apresenta as dependências da Nobre Nutrição Animal, que produz e comercializa dietas totais, mostrando como é feito todo o planejamento para elaboração das dietas, desde a produção e armazenamento de volumosos, escolha e compra de insumos concentrados, bem como a análise da qualidade dos ingredientes e das diferentes formulações.

Assista ao curso completo e veja como a aquisição de dietas prontas pode colaborar com a eficiência do seu sistema de produção! Para isso, assine o EducaPoint.
 
Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 115 temas).

 

Conheça os planos aqui! Ou experimente sem compromisso realizando um breve cadastro no site: EXPERIMENTE GRÁTIS!
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures