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Novidades do mercado lácteo: Entrevista com Luciana Galvão, da SIG Combibloc

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/08/2015

10 MIN DE LEITURA

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O MilkPoint contatou empresas para traçar um cenário do que se espera de novidades no mercado lácteo para o consumidor brasileiro. Buscamos, através dessas informações, mostrar as novas tendências do setor, que tem apresentado novos nichos de mercado.

Já publicamos entrevistas com Martim Ibrahim, gerente-geral de marketing da Itambé e com Mário Lanznaster, presidente da Aurora. Anteriormente sob a ótica direta das Indústrias de laticínios, desta vez a equipe MilkPoint traz o ponto de vista de uma empresa de embalagens.

A SIG Combibloc é uma das líderes mundiais na fabricação de sistemas de envase e embalagens cartonadas assépticas para alimentos e bebidas. Surgiu como Swiss Industrial Company (SIG), em 1853 com a fabricação de vagões ferroviários, passando pela tecnologia armamentista, concepção e construção de ferramentas, engenharia de sistemas de manufatura, até chegar à produção de máquinas de embalagem e envase.

O MilkPoint entrevistou Luciana Galvão, gerente de Marketing da SIG Combibloc na América do Sul.


Luciana Galvão: Gerente de Marketing da SIG Combibloc

MilkPoint: Como as novas demandas dos consumidores tem afetado o mercado de embalagens?

Luciana Galvão: O consumidor brasileiro hoje tem plena consciência do que existe de melhor em produtos e embalagem e espera que o mercado local o atenda plenamente. Por isso, a SIG trabalha para oferecer soluções sob medida para cada necessidade de seus clientes.

Um exemplo: a beleza é uma busca constante, e uma dieta saudável pode ter um efeito significativo neste quesito. Cada vez mais pessoas não apenas aplicam cosméticos externamente, mas consomem alimentos e bebidas que podem ter algum tipo de ação interna. A promessa é tornar a pele mais bonita, fortalecer as unhas e garantir um cabelo mais saudável. Conhecidos “nutracosméticos”, estes produtos estão se proliferando e oferecendo enorme potencial para as indústrias de alimentos e bebidas.

Estima-se que os nutracosméticos cresçam entre 10% e 12% ao ano. Em 2018, o valor do mercado global deste segmento será superior a US$ 6 bilhões, de acordo com a pesquisa da Datamonitor de 2013. Quando olhamos para o leque de produtos de nossos clientes internacionais, vemos mais e mais opções desenvolvidas para consumidores que estão comendo de forma mais consciente e saudável e que buscam uma aparência melhor. Embora os consumidores não esperem milagres das bebidas da ‘beleza’, há ainda um consenso sobre os efeitos positivos na pele e cabelo de ingredientes funcionais como colágeno, espirulina e antioxidantes, e alguns ingredientes ativos específicos extraídos de “super frutas” como açaí, acerola, aronia, cranberries ou romãs.”

Com as novas ‘bebidas da beleza’, os fabricantes estão focando não apenas em mulheres com mais de 35 anos que querem manter-se jovens e vibrantes. É cada vez mais frequente o foco em mulheres mais jovens. Este grupo quer os novos produtos para naturalmente retardar o processo e manter a aparência jovem. E isto não acontece apenas entre as mulheres; os homens também estão cada vez mais preocupados com sua aparência e os fabricantes de bebidas nutracosméticas começam a prestar mais atenção neles. Ao invés de pílulas sintéticas ou procedimentos cirúrgicos, os consumidores conscientes da saúde optam por produtos naturais com valor funcional. Bebidas com valor agregado são uma promessa por garantirem hidratação, outro item essencial para a saúde e beleza.

O principal driver para o crescimento positivo dos nutracosméticos é o envelhecimento da população, especialmente na Europa e mais recentemente na América do Norte, Oriente Médio, Oceania e Japão. As ‘bebidas da beleza’ naturais devem ter o potencial de interagir com fatores menores do envelhecimento. Mas os consumidores ainda são céticos sobre os efeitos: eles esperam conceitos de produtos mais coerentes, sustentados por informações. A chave está no “menos é mais”. E, neste cenário, a embalagem pode ajudar a transmitir as mensagens, carregar informações nos códigos QR ou em webpages que as pessoas possam acessar da própria loja.

A empresa brasileira ‘Ebba’ lançou o Maguary SuperFrutas, um conceito de bebida funcional focado na necessidade de alimentos diferenciados e mais nutritivos, nos sabores Cranberry, Framboesa, Tomate e Açaí. Uma das principais características do produto é a presença de frutas exóticas, conhecidas pelos seus benefícios importantes para o corpo. O cranberry, por exemplo, concentra um alto teor de flavonoides (uma substância antioxidante que melhora a capacidade de defesa contra os danos dos radicais livres), além de alto teor de vitaminas A, C e D. A framboesa é conhecida pelas altas taxas de vitaminas B1, B5 e C, além de sais minerais, beta caroteno e componentes fenólicos que reduzem a incidência das doenças do metabolismo e inibem o processo de envelhecimento. Os tomates são ricos em anticoagulantes, ferro, cálcio e potássio, e contribuem para o fortalecimento dos ossos. Eles também são uma fonte de proteção contra infecções bacterianas. O açaí, tipicamente brasileiro, é famoso por acabar com radicais livres e garantir a saúde das artérias, além de ser saboroso, altamente nutritivo e energético. A fruta também tem efeito antioxidante, sendo ideal como um alimento de beleza e como ingrediente em cosméticos para garantir firmeza à pele.

MP: Temos visto cada vez mais embalagens em tamanhos diferenciados, seja em quantidades menores (Ex: Leite UHT 500 ml) ou em quantidades maiores (também há embalagens de 1,5L). Qual desses tipos de embalagem tem crescido mais e quais são os drivers dessa mudança no consumo?

LG: Acreditamos que haja espaço no mercado para diferentes formatos e volumes de embalagens cartonadas; tudo depende do produto e do público-alvo. Exemplos são os formatos combidome, combiblocXSlim, combifitMidi e combifitSmall.


Embalagem SIG Combidome

A combidome combina as melhores características de uma embalagem cartonada com as de uma garrafa. Graças ao seu formato e facilidade de servir (o bocal com 28mm garante perfeito escoamento do produto), esta “garrafa cartonada“ é prática e reúne todos os benefícios de proteção do produto, além de ser amiga do meio ambiente. A tecnologia de envase é flexível e eficiente, podendo trabalhar com diferentes produtos e volumes; a velocidade de envase pode atingir 12 mil embalagens/hora. Ela está disponível nos volumes 500, 750 e 1.000ml.

Outro formato que vem conquistando os consumidores, especialmente na Ásia, EUA e África, é a embalagem combiblocXSlim oferecida em sete volumes - 80, 90, 100, 110, 125, 150 e 180ml. Elas possibilitam aos fabricantes de bebidas oferecer produtos em quantidades definidas para atender com precisão as necessidades de seus consumidores. Estes tamanhos pequenos podem ser oferecidos com perfurações para canudos de 6 e 8 mm. Isso garante que, com o canudo certo, até mesmo bebidas de consistência cremosa podem ser consumidas diretamente da embalagem cartonada. Todos os sete volumes da combiblocXSlim podem ser envasados em uma única máquina CAF 1224-36 da SIG, numa produção de alta velocidade, que pode chegar a 24 mil embalagens cartonadas por hora.As embalagens cartonadas em tamanhos pequenos são uma solução ideal para uma grande linha de produtos, especialmente os de maior valor agregado.

Embalagem SIG CombifitSmall

Outros formatos diferenciados da SIG são combifitMidi e combifitSmall, cujo design único valoriza produtos premium, garantindo maior destaque no ponto-de-venda e uma imagem de produto de alta qualidade. Do ponto de vista do consumidor, esta embalagem é prática de manusear e fácil de segurar – e sua solução de abertura é de alto desempenho.

Embaçagem SIG CombifitMidi


A combifitMidi está disponível em três diferentes volumes: 500, 750 e 1.000ml, todos envasados em um único equipamento; a troca de volume é feita em menos de dez minutos. Ela vem acompanhada pela tampa de rosca combiSwift, de ação única, ou seja, que pode ser aberta com um único giro – e também é fácil de ser fechada novamente. Já a combifitSmall é oferecida emcinco volumes diferentes, que também podem ser envasados em uma única máquina da SIG: 200, 250, 300, 330 e 350ml. Este formato pode ser dotado da tampa de rosca combiSmart ou canudo.

MP: Como é realizado o processo de criação de uma nova embalagem? A empresa que gera novos produtos de acordo com informações do mercado ou há uma interação com os clientes (laticínios)?

LG: A SIG Combibloc é uma das líderes mundiais na fabricação de sistemas de envase asséptico e embalagens cartonadas para alimentos e bebidas. As fábricas da SIG Combibloc produzem anualmente mais de 30 bilhões de embalagens pré-formadas (sleeves). Paletizadas para economizar espaço, elas são entregues nas plantas dos clientes e posteriormente envasadas em máquinas da própria SIG. A empresa apoia seus clientes ao longo de todo o processo – desde a análise de mercado e desenvolvimento de novos conceitos até o lançamento dos produtos. O projeto e a instalação das máquinas de envase, bem como os serviços de pós-venda, fazem parte do que a empresa oferece.

Oferecemos para os clientes em todo o mundo soluções incomparáveis que possibilitam uma produção extremamente flexível e com baixos custos. Tudo isso graças às máquinas da SIG Combibloc, que permitem o envase de produtos diferentes, em diversos volumes e formatos de embalagens. Na mesma máquina, é possível envasar as embalagens combibloc e combifit, desde que as dimensões de base sejam as mesmas. Isso pode ser feito para volumes e design diferentes, o que permite posicionar o produto de acordo com cada público alvo.

Para todos os formatos combibloc e combifit com as mesmas dimensões de base, a alteração entre diferentes volumes leva somente alguns minutos e abre uma série de possibilidades para os clientes. Com uma única máquina de envase, podem ser envasados até sete volumes diferentes. Também é possível alternar o design das embalagens sem interromper o processo produtivo e sem desperdícios. É preciso apenas trocar as embalagens pré-formadas no alimentador da máquina de envase. Com essa flexibilidade, várias marcas e/ou idiomas podem ser envasados de forma muito prática. Além disso, a flexibilidade das máquinas da SIG Combibloc possibilita envasar uma variedade de produtos de baixa ou alta viscosidade, como molhos e sobremesas. E mais: produtos de alto valor agregado com pedaços de frutas, legumes ou cereais podem ser envasados em máquina padrão – apenas com a instalação de um kit.

Preocupados em acompanhar de perto os novos hábitos de consumo, os fabricantes de alimentos buscam opções de embalagem que, além de protegerem e aumentarem a vida de prateleira do produto, mantendo suas características naturais, atendam às atuais necessidades do consumidor por conveniência, boa relação custo-benefício e baixo impacto ambiental. Entre os diferentes tipos disponíveis, as cartonadas assépticas ganham mercado e aumentam sua aceitação junto a este público.

O slogan Fazendo Diferença reflete exatamente o posicionamento da SIG. Trabalhamos para oferecer essas soluções sob medida que atendam as necessidades dos clientes e, assim, contribuir com o sucesso deles.

MP: Há alguma iniciativa da empresa ligada à questão da inovação focada em sustentabilidade?

LG: Nos últimos anos, as preocupações com o meio ambiente destacaram-se em diferentes ações realizadas pela SIG – envolvendo também seus clientes e as prefeituras das cidades onde estão localizados. Foram promovidas atividades de inclusão social e educação ambiental; capacitação técnica de catadores de resíduos sólidos; programas de incentivo à reciclagem etc.; além de doações de equipamentos para cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

Todas as ações realizadas estão diretamente ligadas aos valores da SIG Combibloc. A empresa tem como objetivo desenvolver a melhor embalagem possível do ponto de vista ambiental, sem comprometer a qualidade e a vida de prateleira das bebidas e alimentos envasados. Além disso, incentiva e estimula o sistema de logística reversa e reciclagem no Brasil, além de apoiar as atividades estratégicas globais em relação ao aquecimento global e escassez de recursos localmente.

As embalagens cartonadas são compostas por 75% de papel cartão, proveniente de fibras de celulose, obtidas a partir da madeira, um recurso renovável. A SIG trabalha somente com fornecedores de papel cartão que possuem suas plantas certificadas pelo FSC, o que garante a origem e a rastreabilidade da madeira.

A SIG também realiza análises de ciclo de vida (ACV) das suas embalagens em parceria com institutos reconhecidos, e em conformidade com padrões internacionais. Estas avaliações nos permitem identificar o impacto ambiental desde a produção das matérias-primas até o descarte da embalagem. Desta forma, é possível identificar os pontos críticos e tomar medidas mais efetivas para minimizar os possíveis efeitos prejudiciais ao meio ambiente dos nossos produtos.

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REBECA COUTO

SÃO PAULO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 18/08/2015

Excelente resumo das tendências. Parabéns Luciana Galvão.

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