ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pasteurização - a diferença está nos detalhes

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 02/06/2023

2 MIN DE LEITURA

0
3

Então.... todo pasteurizador é igual? Não, nem todo pasteurizador é igual. Existem diversas formas de projetar e construir um pasteurizador, mas os detalhes é que diferenciam na segurança, confiabilidade e baixos custos operacionais.

O conceito do processo de pasteurização do leite é aquecer o produto por determinado tempo resfriando logo em seguida, visando eliminação de microrganismos patógenos, como bactérias e vírus e ao mesmo tempo preservar os nutrientes essenciais do leite. O pasteurizador é composto basicamente de um trocador a placas ou tubular com seções de regeneração, aquecimento final e resfriamento, além de válvulas, bombas, instrumentos e outros. Isso é comum a todos os equipamentos.

O primeiro detalhe que devemos nos atentar é a diferença de temperatura da água quente e o leite na seção de aquecimento final. Em um pasteurizador bem dimensionado, é recomendado que o diferencial de temperatura entre a água quente e o produto seja até 1°C. Por exemplo, para um leite pasteurizado a 74°C, a água quente deve estar no máximo a 75°C.

Operar com um diferencial de temperatura acima de 1°C, barateia a construção do equipamento, mas compromete a qualidade do leite, desnaturando as proteínas. A desnaturação proteica reduz o rendimento de diversos produtos lácteos, como queijos, iogurtes, leite em pó etc.

Outro ponto a ser observado é a diferença de temperatura de produto na entrada e saída na seção de aquecimento final. Quanto maior a diferença de temperatura, menor é a regeneração, ou seja, pior é o reaproveitamento de energia do equipamento. Regeneração baixa significa mais consumo de vapor.

Os pasteurizadores GEA garantem uma regeneração maior do que 90%, o que ocasiona um menor custo energético, menor pegada de carbono, e principalmente menor custos de operação.

Além das temperaturas, existem outros fatores a serem considerados como o correto dimensionamento de componentes mecânicos e qualidade dos componentes:

· Tubulações e válvulas mal dimensionadas geram forças de cisalhamento no produto, que afetam diretamente a sua integridade e como consequência impactam no rendimento de produção de lácteos; 

· A espessura das placas do trocador de calor é outro fator a ser avaliado. Placas finas são frágeis, furam com frequência e furos nas placas podem levar uma contaminação do produto;

· O balanceamento das pressões no equipamento é outro ponto importante. Os pasteurizadores GEA tem as pressões equilibradas, de modo que o lado pasteurizado sempre tem pressão mais alta que o lado não pasteurizado;

Temos visto na indústria e no mercado pasteurizadores mal dimensionados e mal construídos, que agridem o leite em uma das primeiras etapas na fábrica. São equipamentos que consumem mais vapor, mais energia elétrica, que comprometem o rendimento da indústria e quebram muito. Pasteurizam? Sim, mas ao longo do ano, desperdiçam milhares de reais em matéria-prima e utilidades.

Abra o olho aos detalhes e não perca a oportunidade de impulsionar sua produção para um novo nível. Conheça mais sobre as vantagens de um pasteurizador GEA.  www.gea.com

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures