ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Interleite 2011: produtor falará sobre organização setorial e mudanças na cadeia do leite do Uruguai

NOTÍCIAS MILKPOINT VENTURES

EM 21/06/2011

3 MIN DE LEITURA

0
0
O Uruguai sobre foi tido como um país competitivo na produção de leite, em função do clima favorável, pastagens temperadas, boa genética e baixo custo de produção. Nos últimos anos, empresas estrangeiras têm investido tanto na produção quanto na indústria de lácteos uruguaia, certamente analisando o grande potencial de crescimento da produção, hoje em 1,7 bilhão de litros.

Quem vai contar a história do que vem ocorrendo no país vizinho é Horácio Leániz, engenheiro agrônomo e produtor de leite desde 1971. Horácio Leániz está vindo ao Interleite a convite da Elanco Saúde Animal, integrando uma comitiva de 12 produtores uruguaios, que estão vindo ao Brasil especialmente para o Interleite.

Desde 1979, envia leite regriferado de sua propriedade a Conaprole. Sua fazenda tem 166 hectares próprios, com 162 vacas em ordenha e 19 vacas secas. No mesmo local, possui 137 novilhas. A média de produção anual dos últimos 10 anos foi de 1,2 milhão de litros anuais, com média de 20,7 kg/vaca/dia, com 3,39% de proteína e 3,67% de gordura. O rebanho é holandês puro por cruza, inseminado com genética norte-americana desde 1977, e a exportação de animais tem sido frequente inclusive para o Brasil.

A dieta básica é a pastagem, com 45% de pastejo direto, 30% de silagem e feno, e 25% de concentrados (hoje cevada de colheira própria e derivados de destilado de milho, importado dos EUA). A fazenda importa material residual e fibra de indústrias vizinhas (batata, polpa cítrica, polpa de maça, etc) em função da oferta e necessidade devido a mudança climática, que é um problema considerável principalmente de secas.

Horácio tem tido forte atuação setorial, sendo dirigente da associação Uruleche, que reúne 20% do leite uruguaio, com base em médios e grandes produtores, e possui uma política de liberdade de mercado e concorrência saudável, fazendo a ponte entre os produtores e todas as indústrias de laticínios do país.

A Uruleche trabalha com o desafio de dobrar a produção uruguaia de leite para os próximos 10 anos, estratégia compartilhada por todos os participantes do setor lácteo do país. Dentro disso, as principais áreas para inovação e investimento são:

- Incremento da produtividade por vaca e pastagens semeadas
- Incremento do número de vacas
- Melhorias nos processos e produtos finais da indústria
- Melhoria da capacidade industrial - novos investimentos
- Sustentabilidade da produção leiteira familiar
- Sustentabilidade ambiental e adaptação a mudança climática
- Irrigação em propriedades leiteiras

Veja a programação completa do Interleite 2011 clicando aqui, e garanta agora sua inscrição - restam menos de 15% de vagas disponíveis.

Porque você deve estar presente?

Conhecimento: serão 19 produtores de destaque de 7 países discutindo sistemas de produção de leite, visão de futuro, oportunidades e desafios. Informações que podem fazer a diferença na maneira como você vê o seu negócio. Ao final de cada período, haverá um debate com os participantes, moderados por um especialista do setor.

Relacionamento: o mundo do leite estará presente em Uberlândia - os 100 maiores produtores de leite irão ao evento; na abertura, será conferido o Prêmio Impacto 2011 a um técnico de destaque no setor; diversas entidades terão eventos paralelos ao redor do Interleite; são esperadas mais de 900 pessoas.

Credibilidade: ao longo de todos esses anos, o Interleite se firmou como o principal evento que discute a técnica aplicada à economia de produção de leite. Ano a ano tem aumentado o número de participantes e empresas presentes.

Inovação: sempre trazendo temas novos, o Interleite desse ano inovou mais uma vez, agora também no formato: produtores de leite falando para produtores de leite.

Se atua em uma empresa e deseja levar uma delegação de técnicos ou produtores, entre em contato conosco para saber das condições especiais: telefone 19 3432-2199 ou email eventos@agripoint.com.br.

Empresas e parceiros

O Interleite 2011 terá mais uma vez o Patrocínio Master da Itambé. A CRV Lagoa, ELANCO, OCB, Ocemg, Serrana e Sebrae já confirmaram o patrocínio na cota GOLD; na cota SILVER, já estão confirmadas a Bayer, Dow Agrosciences, InVitro, Merial, Novartis, Nutron, Polo de Excelência do Leite, PricewaterhouseCoopers, Senar/MG e Sulinox. Agroceres, Agener, Allflex, Lallemand e Noxon terão também participação no evento.

Entre os apoiadores, estão a Prefeitura de Uberlândia, Sindicato Rural de Uberlândia, Capal, Cotrial, Centroleite, Conavet Jr, Cooprata, Calu, Educampo, FAEMG, Balde Branco, Feed&Food, Leite Integral, Inforleite e Mundo do Leite.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures