ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Aprenda identificar plantas daninhas em sua pastagem e faça o controle e manejo adequado

NOTÍCIAS MILKPOINT VENTURES

EM 14/09/2010

1 MIN DE LEITURA

0
0
Existem várias definições para planta invasora, mas em um conceito mais abrangente, pode se dizer que uma espécie só pode ser considerada daninha se esta estiver direta ou indiretamente prejudicando determinada atividade humana, como por exemplo plantas interferindo no desenvolvimento de culturas comerciais, plantas tóxicas em pastagens, plantas estranhas no jardim etc.

A presença de plantas daninhas reduz a produtividade do capim em virtude da competição por água, luz, nutrientes e espaço físico. No caso das pastagens, a competição entre plantas forrageiras e invasoras sofre influência direta do pastejo feito pelos animais, uma vez que este altera a distribuição e arquitetura tanto da parte aérea quanto do sistema radicular das plantas. A menor produção de massa de forragem reduz a capacidade de suporte do pasto e determina a menor produtividade do sistema.

As plantas daninhas podem ainda reduzir o desempenho individual dos animais. As plantas fisicamente agressivas (arbustos ou plantas com espinhos) dificultam o acesso dos animais à forragem, restringindo seu consumo e, conseqüentemente, seu desempenho.

Já os problemas de envenenamento por plantas tóxicas agravam se na época da seca ou após as queimadas, quando a falta de alimento obriga os animais a ingerir essas plantas, que podem provocar desde a redução no ganho de peso, aparecimento de problemas reprodutivos e até mesmo a morte dos animais

A identificação correta das plantas invasoras é um dos primeiros passos para um controle bem sucedido.

O Curso Online Plantas Invasoras: impacto e controle para alta produtividade em pastagens, que tem início em 14 de outubro, tem por objetivo apresentar aos alunos a biologia de plantas invasoras, como identificá-las e os métodos de controle, época correta de controle, e como é feito o controle integrado das plantas invasoras.

Os métodos de controle de plantas daninhas em pastagens podem ser classificados como: preventivos, culturais; mecânicos; físicos; biológicos; e químicos. A integração de diferentes métodos de controle torna o processo mais eficiente e determina melhores resultados que a adoção de medidas isoladas.

O curso é direcionado a todos os profissionais que criam animais a pasto e constantemente se deparam com plantas invasoras em sua pastagem, consultores e estudantes que buscam informações sobre o controle de plantas invasoras com um dos mais respeitados pesquisadores na área de forragicultura.

Para ver a programação completa e fazer a inscrição do Curso Online 'Plantas Invasoras: impacto e controle para alta produtividade em pastagens', clique aqui.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures