FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Agropecuária Régia: uma das fazendas de leite que mais cresceu nos últimos 10 anos

A Agropecuária Régia está localizada no município de Palmeira, na Colônia Witmarsun/PR. Os pais de Marcos Epp começaram a atividade em 1968 e desde criança ele se envolveu nas atividades do dia a dia. Desde 1996, Marcos atua na produção leiteira como proprietário e administrador e há anos investe em melhorias constantes para o incremento da produção, inclusive com tecnologias de ponta. A Régia é a única propriedade que possui uma estrutura individual de carrossel de ordenha no Paraná. O equipamento permite a ordenha simultânea de 32 vacas.

“Em 1952 meus avós chegaram na recém-fundada Colônia Witmarsum, formada por descendentes de alemães. Na sequência, meus pais começaram uma nova atividade de produção de leite que deu início à Agropecuária Régia. A proximidade com Curitiba favoreceu o comércio de leite que era produzido em Witmarsum. O cooperativismo, a concentração de produtores na região e o suporte técnico também favoreceram bastante o desenvolvimento da atividade leiteira”, comentou Marcos.

Agropecuária Régia - Marcos Epp
Marcos Epp 

No decorrer dos anos, a atividade familiar se desenvolveu e hoje possui uma área de 1000 hectares para produção de forragem e grãos. Há uma integração na propriedade que favorece o desenvolvimento do setor pecuário e agrícola.

“Desde jovem me interessei pela criação. Pela oportunidade e pelo incentivo que recebi dos meus pais, comecei a participar desde cedo ajudando a tratar os bezerros diariamente e na ordenha. Acompanhando meu pai e os nossos funcionários no trabalho, logo aprendi a operar tratores e máquinas o que, para nós, filhos, no começo era diversão. No ensino médio fiz o curso de Técnico em Agropecuária que também despertou bastante meu interesse pela atividade do leite. Sempre que pude fiz estágios, participei de cursos e eventos como exposições de gado leiteiro. Mais tarde, cursei também Medicina Veterinária e fiz estágios e viagens a outros países procurando sempre conhecer o que existia de técnicas avançadas e inovação na produção. Desde 1997 me dedico integralmente à propriedade e, no decorrer dos anos, assumi a administração da produção de leite”, acrescentou.

A produção atual da propriedade é de 32 mil litros/dia com 800 vacas em lactação. O rebanho é composto por 1900 animais no total, mas, a ideia é expandir. A raça escolhida é a Holandesa, resultado de 50 anos de criação e seleção genética. “Somos adeptos aos touros genômicos há muitos anos e o uso da ferramenta do genoma para as fêmeas, nos últimos cinco anos, tem acelerado o melhoramento genético do nosso plantel”.

Analisando o levantamento TOP 100 (100 maiores propriedades leiteiras do Brasil) realizado pelo MilkPoint, a Agropecuária Régia foi uma das propriedades que mais viu o crescimento da sua produção. Em 2013, a produção diária era de 13.994 litros e em 2016, 25.430 litros, crescimento de 81,7%.

Agropecuária Régia - Marcos Epp

Agropecuária Régia - Marcos Epp

Marcos será um dos palestrantes do Interleite Brasil 2017. A sua palestra comporá o painel “Produtores em destaque: gestão para resultados consistentes”. O evento ocorrerá nos dias 2 e 3 de agosto em Uberlândia/MG. Este painel será moderado por Marcelo Pereira de Carvalho, da AgriPoint.

O evento deste ano terá apresentações de produtores e técnicos, divididas nos painéis temáticos:

- Por que investir no leite?;
- Começando do zero: desafios, aprendizados e expectativas;
- Produção de leite, mercado e rentabilidade: vamos aos números;
- Inovação e futuro;
- Tecnologia aplicada;
- Conforto, reprodução e sanidade;
- Produtores em destaque: gestão para resultados consistentes.


As vacas em lactação ficam alojadas no free stall e, o sistema de criação intensivo, junto à produção em escala, têm resultado na diminuição dos custos de produção por litro de leite. A integração lavoura-pecuária também proporciona ganhos importantes para os dois lados. “Acredito que o que tem feito grande diferença na nossa produção de leite no decorrer de tantos anos é a história da nossa família aliada ao foco constante em leite e a sensibilidade à inovação”.

Agropecuária Régia - Marcos Epp

Segundo Epp, a propriedade sempre considerou a qualidade do leite um item fundamental para a atividade. “Queremos produzir o melhor leite possível para o consumidor. Entendemos que o manejo correto de ordenha, a sanidade dos animais e, principalmente do úbere, favorecem a produtividade e a lucratividade da produção. Temos técnicos que nos assistem especificamente em toda a área que envolve a qualidade do leite. Fazemos controle leiteiro oficial mensalmente para monitorar CCS, gordura, proteína e ureia individual das vacas; monitoramos CCS, CBT e sólidos do leite do tanque semanalmente; fazemos cultura periodicamente dos animais com CCS alta para identificar o agente infeccioso e tratar especificamente os animais; acompanhamos o índice de cura dos tratamentos de casos clínicos como da terapia de vaca seca, entre outros”.

Agropecuária Régia - Marcos Epp

Além disso, a Régia optou por uma sala de ordenha adequada e robusta com recursos de monitoramento de informações individuais das vacas. Imediatamente após a ordenha o leite é resfriado instantaneamente de maneira que seja preservada a qualidade original do mesmo.

“O crescimento da nossa produção principalmente nos últimos quatro anos tem nos trazido alguns desafios de logística tanto de produção de alimentos como de tratamento de dejetos. A nossa região nos traz também um custo de área cada vez maior para a produção de forragens”, explica.

Sustentabilidade & Bem-Estar Animal

A fazenda foi planejada para o longo prazo e os investimentos priorizam sempre instalações e equipamentos funcionais e práticas que proporcionem ao mesmo tempo conforto e bem-estar para os animais. “Entendemos que as vacas rentáveis são aquelas que produzem leite discretamente e que permanecem no rebanho por bastante tempo. Proporcionar bem-estar animal e alcançar sustentabilidade no negócio com certeza tem a ver com ambiente adequado e confortável para os animais, melhoramento genético para a busca de vacas efetivamente funcionais e balanceamento preciso da alimentação”, finalizou.

Agropecuária Régia - Marcos Epp

Ficou interessado? Conheça todos os produtores que compartilharão as suas experiências neste ano, suas respectivas fazendas e todo o corpo técnico selecionado ‘a dedo’ pela Equipe AgriPoint para palestrar no Interleite Brasil 2017. O evento ocorrerá nos dias 02 e 03 de agosto.

Confira a programação completa no site www.interleite.com.br

Para quaisquer informações ou dúvidas sobre o evento envie um e-mail para eventos@agripoint.com.br ou ligue para (19) 3432-2199.


patrocinadores Interleite Brasil 2017

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCIO DE SOUZA LIMA

EM 05/11/2018

Bom dia,por acaso não tem vaga,tenho experiência
APARECIDO PIRES

SÃO JOÃO DO CAIUÁ - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 20/07/2017

PARABÉNS E MUITO PRAZEROSO FAZER O QUE GOSTAMOS, PORQUE O RESULTADO É CERTO.