ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fornecendo propilenoglicol via silagens

POR THIAGO BERNARDES

THIAGO FERNANDES BERNARDES

EM 29/08/2018

1 MIN DE LEITURA

2
9

Vacas em lactação em período de transição são frequentemente acometidas por cetose em consequência do desequilíbrio energético. O propilenoglicol (PG) tem sido utilizado no tratamento deste distúrbio metabólico por aumentar a concentração de glicose plasmática. Desse modo, quando os animais são diagnosticados com este distúrbio uma das opções é o fornecimento de doses diárias de PG por meio de produtos comerciais. 

Contudo, uma bactéria denominada Lactobacillus buchneri, utilizada em inoculantes para silagem tem a capacidade de produzir PG, na forma de 1,2 propanodiol durante a fermentação. Estudos têm mostrado que quando a mesma é inoculada em silagens a concentração de PG pode variar de 0,5 a 4% da matéria seca (MS). Concentrações de 2% MS são comumente encontradas em silagens de milho inoculadas com L. buchneri, o que tem despertado o interesse de vários pesquisadores sobre o uso deste inoculante como atenuador dos quadros de cetose, pois até o momento a aplicação desta bactéria tem objetivado apenas o controle da deterioração aeróbia de silagens.

Atualmente, a dieta de vacas em lactação tem sido composta por duas ou mais silagens, o que aumenta a chance dos animais ingerirem a quantidade diária de PG para que efeitos benéficos sejam evidenciados.

Por exemplo:

  • Uma dieta contendo silagem de planta inteira de milho e silagem de grãos (úmidos ou reconstituídos) ofertaria 13 kg MS/vaca/dia (11 de silagem de milho e 2 de silagem grãos). Se considerarmos que cada silagem teria 2% MS de PG, as vacas poderiam ingerir 260 g de PG/dia, valor próximo do recomendado (300 g/dia) por várias pesquisas sobre uso de PG no tratamento de cetose.

Um recente estudo avaliou vacas nas seis primeiras semanas pós-parto ingerindo dietas com ou sem silagem de azevém tratada com L. buchneri. No tratamento inoculado, havia 4x a concentração de PG quando comparado ao controle (silagem não inoculada). Os resultados mostraram que a concentração de β-hidroxibutirato sanguíneo aumentou em vacas ingerindo silagem sem L. buchneri.

Por outro lado, a concentração β-hidroxibutirato se manteve ao longo da avaliação nas vacas que consumiram silagens tratadas, mostrando o efeito positivo da inoculação sobre o estágio metabólico dos animais. Embora os primeiros estudos sejam promissores, mais pesquisas precisam ser conduzidas com o objetivo de consolidar o uso desta bactéria (via inoculante) no tratamento de cetose. Quanto mais silagens forem inseridas na dieta, mais PG a vaca poderá consumir, o que aumentará as chances de efetivação do inoculante, uma vez que o efeito do PG é dose dependente.

THIAGO BERNARDES

Professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) - MG.
www.tfbernardes.com

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CARLOS ALBERTO AGNOLIN

SÃO CARLOS - SANTA CATARINA - PESQUISA/ENSINO

EM 31/08/2018

Prezado Thiago, no texto é abordado sobre o propilenoglicol (PG), no entanto, quando é descrito sobre a silagem "...silagem teria 2% MS de PD..." acredito que seria PG. Seria interessante rever as abreviações utilizadas já que a sigla PD é muito utilizada como referencia a proteína e pode causar confusão pra o leitor.
Atenciosamente.
THIAGO BERNARDES

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 31/08/2018

Caro Carlos,

Você está correto. Foi uma distração da minha parte. Faremos a correção.

Muito obrigado,
Thiago Bernardes

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures