ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Do campo ao cocho: o que há de novas tecnologias para a produção de alimentos conservados?

POR THIAGO BERNARDES

THIAGO FERNANDES BERNARDES

EM 01/07/2019

2 MIN DE LEITURA

0
6

A partir de meados da década de 90, as dietas de vacas em lactação começaram a sofrer profundas mudanças em termos de formulação de carboidratos, uma vez que i) o balanceamento de fibra evoluiu para o uso de efetividade (foco em mastigação e saúde ruminal) e ii) a digestão do amido ruminal passou a ter maior relevância. Estes dois aspectos impulsionaram mudanças significativas na conservação de alimentos (principalmente as silagens).

A silagem de milho, que é a principal fonte de forragem na dieta de vacas em lactação, teve os seus conceitos de produção modificados, pois passou-se a discutir sobre processamento da porção vegetativa (fração fibrosa), bem como dos grãos. Desse modo, novas colhedoras foram criadas (autopropelidas), trazendo não só maior potencial de colheita (toneladas de forragem colhida/hora), mas também tecnologias no que se refere ao processamento do alimento para que o mesmo pudesse atingir os requerimentos nutricionais mais modernos.

No tocante a digestão de amido ruminal, os métodos de estocagem baseados em silagens de grãos úmidos de milho e de grãos reidratados de sorgo também ganharam força a partir da década de 90; mais recentemente, os grãos reidratados de milho e a silagem de espigas (Snaplage) se tornaram alvos de estudos e de adoção por parte dos nutricionistas.

Thiago será um dos palestrantes do Interleite Brasil 2019 e falará no painel “Gestão da produção de silagem e alimentos nas fazendas. O tema da sua palestra será Do campo ao cocho: O que há de novas tecnologias para a produção de alimentos conservados? ”.

Como os animais passaram a receber mais amido degradável no rúmen, proveniente de silagens de grãos, houve a necessidade de uma segunda fonte de forragem na dieta para atender os requerimentos de fibra fisicamente efetiva e, desse modo, os fenos e os pré-secados se tornaram chave para um adequado balanceamento da dieta. Junto deles vieram uma revolução em termos de equipamentos de produção, tais como ceifadoras, ancinhos e enfardadoras.

Como os alimentos conservados passaram a ter maior importância dentro das fazendas leiteiras, passou-se a discutir mais sobre o controle de perdas e, desse modo, aditivos, sistemas de vedação, métodos de remoção da silagem e de mistura passaram a ser mais valorizados pelo mercado e pelo produtor.

Todas as tecnologias que surgiram no entorno da conservação de alimentos e seus reflexos sobre a eficácia das fazendas leiteiras nas últimas décadas, bem como as tendências para os próximos anos serão discutidas no mês de agosto em Uberlândia durante o Interleite Brasil 2019. Não percam!

Há 25 anos crescendo junto com o setor leiteiro, o Interleite Brasil é o evento que reúne toda a cadeia produtiva para falar de mercado, gestão, inovação e futuro.  Neste ano, novamente em Uberlândia/MG, nosso compromisso é fazer um evento imperdível, daqueles que você não se arrepende jamais de ter participado!  Neste ano, o Interleite Brasil contará com várias inovações. Uma delas é um painel de debate junto aos laticínios focado no relacionamento com o produtor e a coordenação da cadeia láctea. Algo totalmente novo e que também pretende movimentar o público e agregar no setor são os casos de sucesso oriundos de outros países. Resumindo? Você não pode perder! Confira a programação completa e faça a sua inscrição com 15% até o dia 25/07.

REALIZAÇÃO

PATROCINADOR MASTER

PATROCINADOR OURO

PATROCINADOR PRATA

PATROCINADOR BRONZE

APOIO

 

THIAGO BERNARDES

Professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) - MG.
www.tfbernardes.com

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures