O correto dimensionamento do silo trincheira é uma escolha estratégica, cujo efeito se repercute por muitos anos sobre a qualidade da silagem, qualidade microbiológica do leite e na saúde dos animais, como já foi discutido vastamente em artigos anteriores publicados neste site, como: Controle da deterioração aeróbia de silagens: parte 1, Controle da deterioração aeróbia de silagens: parte 2 e O erro ao abastecer o silo trincheira.
Quando se decide construir um silo trincheira, os principais parâmetros que devem ser levados em consideração para respeitar o avanço diário da massa de silagem são:
-dimensões mínimas do silo;
-quantidade retirada diariamente (avanço diário);
-densidade da massa.
As dimensões mínimas estão ligadas a exigência da mecanização durante a ensilagem, pois deve haver uma largura suficiente para descarregar os vagões que chegam do campo e também permitir que o trator possa compactar a massa, assim, a largura não deve ser menor que 5 m. Desse modo, para respeitar a quantidade retirada diariamente a segunda variável importante se torna a altura do silo. Deve-se ressaltar que o comprimento do silo não influencia na velocidade de avanço, mas depende da quantidade de silagem que deverá ser estocada para alimentar os animais. Portanto, pode-se dimensionar a trincheira de acordo com os seguintes cálculos:
O valor médio da densidade em silagens de milho é cerca de 600 kg/m3, portanto de acordo com o resultado acima, a quantidade retirada diariamente seria de:
-Quantidade = volume x densidade
-Quantidade = 2,85 x 600 = 1710 kg
De acordo com os cálculos realizados anteriormente, a quantidade de silagem a ser retirada diariamente seria suficiente para alimentar um rebanho de 68 animais (25 kg de silagem/animal). Portanto, as dimensões do silo devem ser diretamente proporcionais a quantidade de silagem que é utilizada para preparar a ração, seja dos animais em produção ou não (Tabela 1).
Tabela 1 - Relação entre a quantidade de silagem retirada diariamente para alimentar os animais e as dimensões máximas do painel do silo trincheira
Os dados contidos na tabela indicam que a área do painel exposto ao ar durante a utilização da silagem é o fator chave na correta gestão da qualidade do alimento. Na figura 1 estão reportados alguns exemplos práticos que esclarecem esta afirmação.
O primeiro considera uma fazenda com poucos animais e reduzida quantidade de silagem utilizada diariamente, onde as dimensões do painel permitem avanço discreto de 11,5 cm/dia. No segundo exemplo, há uma propriedade com um silo de dimensões bastante próxima do primeiro, mas com um número maior de animais, o que garante uma progressão de 22,3 cm/dia. O terceiro exemplo nos indica como uma fazenda de porte médio-grande, que consome cerca de 3550 kg de silagem/dia, pode ter um avanço não correto devido às elevadas dimensões da trincheira.
Figura 1 - Exemplos práticos de manejo de retirada da silagem em relação às dimensões do silo trincheira e o tamanho da propriedade.