Claro que existem graus de intolerância variáveis e que também praticamente nenhuma refeição fora de casa é feita com grande quantidade de lactose, mas, comparando com o que aconteceu em outros países, talvez o movimento de oferta da indústria de alguns produtos lactose free poderá fazer com que operadores de food services façam adequações de seu cardápio, podendo atender totalmente a esta fatia crescente da população.
Como exemplo, já existem no eixo Rio/SP algumas lanchonetes com lanches de queijo branco lactose free, que têm tido um sucesso enorme; a partir destas lanchonetes de nicho de apelo mais natural, já existem hoje padarias também oferecendo mistos quentes “lactose free”, com oportunidade de ganho para todos. E claro, os operadores que ainda não o fazem, certamente podem fazê-lo à medida que a oferta de produtos “lactose free” pela indústria seja confiável e constante, para evitar o efeito “sanfona” no cardápio – hoje tem, amanhã não.
Outro segmento que parece bem alinhado com esta tendência é o das sorveterias artesanais, que começaram a ter, ainda que timidamente, sorvetes “lactose free”. São iniciativas esporádicas, mas que estão sendo mais presentes neste verão. Desta forma, fica evidente que mais do que uma ameaça, a oferta de produtos “lactose free” é uma grande oportunidade de gerar negócios entre a indústria láctea e os operadores de food services, atendendo a uma demanda crescente do consumidor contemporâneo.