ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Queijos com leite de cabra: é fácil gostar!

POR RENATA CURZI

E CARLA REIS

O QUÊ DO QUEIJO

EM 28/06/2016

1 MIN DE LEITURA

1
0
O leite de cabra é naturalmente mais aromático que o leite de vaca graças a sua riqueza em ácidos graxos voláteis, responsáveis pela percepção deste aroma. Temos a sensação que é um leite mais “forte”. Essa impressão fica ainda mais realçada no queijo, que concentra todos estes compostos na massa.

É um sabor que ainda assusta um pouco os consumidores do Brasil. É muito fácil ouvir comentários do tipo “nossa... é muito forte”, “tem cheiro de bode” ou até mesmo um “não quero nem experimentar, tem gosto de cabra”. É que nosso paladar foi formado com queijos mais suaves como os de vaca frescos ou de média maturação. Mas isso não quer dizer que ele não possa aprender a apreciar outros sabores.



Os queijos de cabra não são ruins, muito pelo contrário, têm um frescor encantador e camadas de sabor tão envolventes e surpreendentes que nos obrigam a voltar toda nossa atenção para sua degustação. É como se o tempo parasse para que nosso cérebro pudesse captar todas as suas matizes e nuances. Uma experiência quase mística, que não está reservada somente aos iniciados nesse mundo de sabores.

Existem queijos de cabra acessíveis a qualquer paladar e que são excelentes para a iniciação neste novo universo. Um bom exemplo é o Gouda, que vem conquistando muitos admiradores por aqui. A versão importada da Holanda pode ser encontrada com relativa facilidade no mercado nacional. É um queijo interessante: tem textura firme ao corte, e ao mesmo tempo muito cremosa na boca, graças ao processo de lavagem de sua massa. O sabor do leite de cabra é revelado de forma delicada e harmônica. É suave e bem equilibrado mas, apesar disso, nada tímido.



É sem dúvidas um queijo de entrada para aqueles que querem se enveredar sem riscos no universo aromático dos queijos de leite de cabra. Um bom ponto de partida para uma longa peregrinação por caminhos repletos de monumentos a serem explorados como o dos queijos Valençay e Saint-Marcellin. Fica a dica! 

RENATA CURZI

Formada em Jornalismo pela UFJF e Técnica em Leite e Derivados pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes.

CARLA REIS

Administradora com MBA em Marketing, Especialista em Alimentos pela UFLA, Técnica em Leite e Derivados pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes .

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DILSO MARQUES FERNANDES

PIAUÍ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 31/10/2016

Qual a # do leite de cabra para o da vaca e quais os principais benefícios para saúde humana comparativamente com leite da vaca?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures