ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Qual é o melhor queijo para o pão de queijo?

POR RENATA CURZI

E CARLA REIS

O QUÊ DO QUEIJO

EM 07/03/2018

1
5

Que o queijo é o principal ingrediente do pão de queijo todo mundo sabe. Mas saber as funções e características que esse ingrediente confere ao tradicional quitute mineiro é outra história. Aprender sobre isso nos ajuda a identificar o melhor queijo para pão de queijo e as possibilidades de substituição, se houver necessidade.

o melhor queijo para o pão de queijo
Foto do site http://vejario.abril.com.br/comer-e-beber/venda-mineira-cafe-e-outras-delicias-742346.shtml

Para responder a essas questões conversamos com a Hélen Sara e com o Valdir Spaniol. O Valdir é engenheiro de alimentos e a Hélen é técnica em laticínios. Eles trabalharam por muitos anos em uma indústria que fazia o queijo para uma fábrica de pão de queijo famosa. Experiência em fazer um queijo perfeito para essa iguaria eles têm de sobra.

Qual a função do queijo no pão de queijo?

Segundo Hélen e Vadir, o queijo é o responsável pelo sabor e estrutura do pão de queijo. As proteínas do queijo é que dão a textura típica do produto: uniforme (sem ‘oco’) e elástica.

A partir disso eles traçam as características de um queijo ideal para pão de queijo:

  • O queijo não deve ser muito maturado, velho, porque nesse caso as proteínas já não são íntegras, foram quebradas por enzimas e já não cumprem de forma perfeita a função de estruturar a massa;
  • O queijo não deve ter muita umidade, fator que facilita a ação da enzimas;
  • O sabor deve ser forte, para que o sabor de polvilho não predomine, e livre de resíduos amargos.

Queijo minas meia cura à venda no Mercado Central de BH
Queijo minas meia cura à venda no Mercado Central de BH

O queijo minas meia cura (mínimo de 15 dias) preenche todas essas características, alia sabor marcante com proteínas bem preservadas. É a referência construída pelo saber tradicional, confirmada pelo conhecimentos técnicos e científicos. Outra boa opção é o parmesão mais fresco.

Substituições possíveis

Não é todo mundo que encontra o minas meia cura à venda em sua região. Uma leitora que mora no Sul, há algum tempo, nos escreveu pedindo uma alternativa. Segundo o Valdir “pode ser utilizado a mussarela fresca ou, no sul, o queijo colonial, mas aí perde um pouco a característica do pão de queijo. Pode-se adicionar um pouco de parmesão para ter sabor/aroma característico. A ideia é usar queijo de sabor forte e mais firme”.

Outra dúvida dessa mesma leitora é se o queijo utilizado tem relação com o endurecimento do pão de queijo após o esfriamento. Os nossos especialistas afirmam que não. Eles ensinam que isso está relacionado com a quantidade de ovos e de gordura utilizada (quanto menos gordura, mais duros ficam). Mas no final todo pão de queijo vai ficar duro, a diferença é que alguns passam por um estágio ‘borrachudo’ e outros não.

Aprendi bastante coisa fazendo esse post, espero que vocês tenham gostado. Agora é só botar a mão na massa para testar a teoria.

RENATA CURZI

Formada em Jornalismo pela UFJF e Técnica em Leite e Derivados pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes.

CARLA REIS

Administradora com MBA em Marketing, Especialista em Alimentos pela UFLA, Técnica em Leite e Derivados pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes .

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

OSVALDO FILHO

ALAGOA - MINAS GERAIS - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 20/03/2018

Sou suspeito pra opinar neste texto, amo pão de queijo (qual mineiro não ama?), aqui em casa sempre fazemos com polvilho doce e azedo e usamos o queijo artesanal Alagoa, que é intenso e persistente na boca.