ROBERTA ZÜGE
Membro do CCAS.
Consultora técnica em fazendas e industrias de alimentos com foco no atendimento a requisitos legais e normas de qualidade. Coordenou o projeto da norma Brasileira de Certificação de Leite (MAPA/Inmetro).
.
15 |
DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS |
![]() |
5000 caracteres restantes
INSERIR VÍDEO
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado. SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe. |
![]() |
ZULMIR FRAREPRESIDENTE GETÚLIO - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE EM 21/07/2016
Cara Roberta e demais debatedores, hoje existe uma distancia muito grande entre o que se quer e o que é possivel, mas acredito que foram dados passos nestes ultimos anos, é preciso um debate no sentido de recuperar a capacidade de investimento das propriedades/fazendas, fsz-se necessario recompor a renda dos produtores se vc observar o leite no mercado esta sendo comercializado até a R$ 4,00 (quatro reais) e tem produtor recebendo ,80 (oitenta centavos) dai fica dificil balizar um debate por cim, necessario rever toda cadeia produtiva
|
|
ROBERTA ZÜGECURITIBA - PARANÁ - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL EM 29/11/2013
Luiz Jardim
Obrigada pelos comentários. Importante ir direcionando seu crescimento com foco ao atendimento de requisitos legais também. Nossa legislação é complexa, e muito! Acredito que em breve (está no jurídico do MAPA) teremos a publicação da norma de certificação de leite. Que mesmo sem o interesse de certificar, pode servir como um direcionamento de práticas que devem ser realizadas. Bom trabalho |
|
ROBERTA ZÜGECURITIBA - PARANÁ - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL EM 29/11/2013
Imagine Jéferson.
O tema certificação, especialmente no nosso setor, sempre traz dúvidas e duplas interpretações. Acredito que o Sisbov tenha começado a difundir o conceito de forma inadequada. Certificação tem como premissa uma avaliação de conformidade por terceira parte. Ou seja, uma organização terceira, sem vínculos, audita, sob os requisitos de um documento de referência (uma norma ou regulamento técnico), verificando a aderência desta em relação ao preconizado pelo documento. No caso do Sisbov não era uma certificação, a empresa que realizava a rastreabilidade emitia o "certificado". Do mesmo modo, temos a certificação tuberculose e brucelose, que pela sua essência não poderia ser denominada como certificação. No máximo poderia ser classificado como avaliação da conformidade de primeira parte, ou declaração do fornecedor. Com isto, quando abordo o tema certificação estas dúvidas florescem. Mas há um lado muito positivo, pois assim, criam-se canais para as elucidações. |
|
JÉFERSON GUSTAVO PUHLSANTA ROSA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE EM 29/11/2013
Cara Roberta, obrigado pelos esclarecimentos.
Peço desculpas, pois a falta de conhecimento de minha parte pode ter gerado esse desvio de foco. O que quis dizer inicialmente, é que acredito que uma certificação, seja qual for, traz benefícios consideráveis em qualquer área de atuação. Claro que existe uma série de fatores envolvidos, um deles é o custo, mas acredito que a médio e longo prazo a certificação vale a pena. Desculpe mais uma vez!!! |
![]() |
LUIZ GOUVÊA LOPES JARDIMSÃO PAULO - SÃO PAULO EM 28/11/2013
Prezada Renata,
Estamos atuando na pecuária leiteira há pouco mais de três anos, não temos tradição de agronegócio. Ingressamos por opção de filho/nora, os quais graduados em curso superior faculdades sem afinidade ( ciência da computação/arquitetura) com o campo. Investimos com recursos próprios em aquisição de animais/trator/galpão para confinamento,etc.Eles participam de cursos ligados à pecuária, até inseminação eles aprenderam, ( para nós é um grande feito). Já superamos inúmeras dificuldades de aprendizado, porém, ainda não dominamos a lida com as vacas. Todo o investimento é salutar em qualquer atividade. O que pudemos depreender nesse curto período, se vale a pena investir com certeza de retorno. Espero que nos próximos anos tenham os recuperado o dinheiro aplicado. Todavia, temos a percepção que se vive melhor no campo e eles estão muito felizes. É o que importa. O nosso País, lamentavelmente, ao reverso de fomentar, incentivar, à indústria, o agronegócio, atrapalha, conferir a questão indígena, rodovias, portos, aeroportos, etc. Ainda bem, que existe pessoas com bastante garra e vontade que o Brasil, cresça. Continue com o seu ideal. Luiz Jardim |
|
ROBERTA ZÜGECURITIBA - PARANÁ - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL EM 28/11/2013
Prezados
Pelos comentários, vejo que há dois conceitos de certificação sendo discutidos. Um sobre o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), do MAPA. Gostaria de enfatizar que não estou discutindo este processo, apesar dele ser pré-requisito para uma certificação de garantia da qualidade. Meu post, talvez devesse ter sido mais claro, refere-se ao processo de certificação de produção integrada de leite, norma que está para ser publicada pelo MAPA, que precisa de uma avaliação da conformidade de terceira parte, realizado por um organismo acreditado pelo Inmetro. Nos moldes, por exemplo, de uma ISO 9.001. Esta norma, de produção integrada (PI), tem como pilares a garantia da sustentabilidade em todos os seus vértices, desde sociais, ambientais e bem estar animal. Além de diversos requisitos que garantem a qualidade e sanidade do produto em si. De fato, para conquistar uma certificação há um custo mais elevado. Mas para implementar, desde que os requisitos legais estejam mais próximos da conformidade, não há necessidade de muitos investimentos. São investimentos mais voltados para a gestão, com concepção de documentos, treinamentos, registros, etc. Tenho atuado em uma grande empresa, uma cooperativa central, que possui 5 filiadas. O processo, da consultoria, tem sido financiado pela cooperativa central. Esta que, provavelmente, irá pedir a certificação (e arcar com os custos), pois o selo de qualidade será para os produtos industrializados com sua marca. Mas, investimentos como adequações físicas tem sido do produtor. As cooperativas filiadas estão concebendo, juntamente com a consultoria; os procedimentos, as instruções de trabalho e os registros. Assim como, estão responsáveis pelos treinamentos necessários dos produtores e seus colaboradores. A indústria de lácteos, para poder utilizar o selo de qualidade no seu produto, precisa garantir que 100% do leite seja certificado. Assim, num processo como este, há uma interdependência, que deverá criar relações mais estáveis entre os elos. Muito provavelmente, o leite, neste processo de certificação da PI, terá uma bonificação ao produtor. No entanto, não há como estimar o quanto. Estou a disposição para outros esclarecimentos. |
|
JÉFERSON GUSTAVO PUHLSANTA ROSA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE EM 28/11/2013
De certa forma concordo com o amigo Ronaldo. É o que acontece com nós, a empresa bancou todo processo de certificação, e banca a mantença dela também, não temos nenhum custo. Nunca cheguei a fazer o cálculo a respeito da viabilidade econômica da certificação se ela tivesse que ser bancada por nós, mas uma coisa é certa: a empresa tem muito interesse na certificação de seus fornecedores, interesse esse nos benefícios indiretos que ela traz. Acredito que para a empresa é muito rentável, caso contrário ela não bancaria uma despesa dessas com todos os seus fornecedores.
Abraços!!! |
![]() |
RONALDO MARCIANO GONTIJOBOM DESPACHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE EM 27/11/2013
Prezados,
A questão de certificar ou não é apenas financeira, se não tem ganho não se justifica os altos custos da certificação, sem contar que é preciso manter a certificação. Para os pequenos os R$ 0,03 a mais só se justificam caso a certificação seja bancada pela empresa compradora de leite, do contrário é prejuízo. |
![]() |
CLEBIA F. CORDEIRO LIMASÃO JOÃO DO ORIENTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE EM 27/11/2013
Oi, Roberta! meu nome e Clebia, sou produtora rural familiar. Achei otimo seu post, pois tenho muitas duvidas sobre certificação. Como posso entrar em contato com voce. Onde moro não tem telefone, mas tenho correio eletronico. Sera que posso manter contato com voce. Então ta: clebiacordeiro@gmail.com
Obrigada. Clebia. |
|
JÉFERSON GUSTAVO PUHLSANTA ROSA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE EM 26/11/2013
Isso é verdade. Porém na minha humilde conjetura, esperarmos que o governo ofereça as condições ideais, é um tanto quanto utópico, ainda mais com o cenário político atual, onde as políticas públicas são deixadas de lado em prol dos interesses pessoais de nossos governantes, infelizmente essa é a realidade brasileira.
É preciso ter cautela sim, mas também iniciativa. |
![]() |
LUIZ GOUVÊA LOPES JARDIMSÃO PAULO - SÃO PAULO EM 26/11/2013
Concordo com a manifestação de Ronaldo Gontijo. Não que não tenha razão a ilustre consultora Roberta ao defender a necessidade da certificação, porém, no Brasil, o empresário investe e a seguir o governo desestimula à sua produção ou produto. Por isso, o produtor/empresário deve ter muita cautela na aplicação de seus recursos.
A insegurança no País é muito grande. |
|
JÉFERSON GUSTAVO PUHLSANTA ROSA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE EM 25/11/2013
É isso mesmo caro Ronaldo, tens toda a razão.
No meu caso é isso que acontece. A empresa pra qual fornecemos leite remunera R$ 0,03 / litro apenas pelo fato da propriedade ser certificada, sem contar a questão da CBT e CCS, pois ela adota o sistema de remuneração da qualidade. Pra se ter uma idéia, uma propriedade vizinha a minha tem 6X o volume de leite/mês que a minha, e recebe R$0,02 / litro a menos que nós. Para nós a questão da certificação foi muito rentável. Abraços!!! |
![]() |
RONALDO MARCIANO GONTIJOBOM DESPACHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE EM 25/11/2013
Tudo isto é relativo, tem que ver se o comprador do leite paga mais pelo leite de uma fazenda certificada ou se paga apenas por volume e qualidade. Certificação pode ser um investimento ou um gasto, depende se tem retorno ou não.
|
|
PEDRO PORTOVASSOURAS - RIO DE JANEIRO EM 25/11/2013
Parabens Roberta, pelo tema abordado, como sabe, apos seu primeiro artigo em relacao ao certificado, entrei em contato para saber se minha "pequena"propriedade se enquadrava no processo (agricultura familiar).
Gostaria de saber se vindo a Vassouras, poderiamos marcar um encontro para falarmos do assunto, uma vez que estou quase no fim do meu projeto,e venho tentando cumprir as regras, como exige o mercado consumidor. Contato: araguaiariver@hotmail.com (24) 24712501 Pedro Porto |
|
JÉFERSON GUSTAVO PUHLSANTA ROSA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE EM 25/11/2013
Cara Roberta, parabéns pelo artigo!
Realmente, na nossa área há um enorme déficit de conhecimento, ou falta de acesso à informação, em alguns casos até uma certa falta de interesse por parte dos produtores, pois se soubesse das vantagens diretas e indiretas, de quanto uma certificação agrega valor ao seu produto e ao seu rebanho, um número muito maior de produtores iria atrás de certificação. De fato, em propriedades familiares é mais fácil de se implantar novos procedimentos, é o nosso caso. Temos uma propriedade de 9 hectares e conseguimos o certificado de Boas Práticas na Fazenda, o que nos trouxe ótimos resultados na questão da CCS, CBT, Gordura e proteína, entre outros. O simples fato de adotarmos técnicase procedimentos corretos, faz com que automaticamente, sem esforço extra, a qualidade do leite e do rebanho aumente, consequentemente agregando valor ao produto. Vale a pena mesmo, exige um pouco de esforço para a sua implantação, mas a certificação de uma propriedade só tem a acrescentar. Mais uma vez, parabéns pelo seu artigo, é um tema que precisa ser difundido entre a classe. Abraços!!!! |
MILKPOINT É UM PRODUTO DA REDE AGRIPOINT
Copyright © 2021 AgriPoint - Todos os direitos reservados
AgriPoint Serviços de Informação Ltda. - CNPJ 08.885.666/0001-86
R. Tiradentes, 848 - 12º andar | Centro