ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

A relação entre propósito e desempenho em vendas

MARCO LOPES

EM 10/08/2018

2
6

Alguns dias atrás, eu estava relendo os conceitos trabalhados pelo pesquisador Simon Sinek, criador do famoso Golden Circle (Circulo Dourado). Sua pesquisa dissecou o motivo pelo qual algumas empresas se destacam das demais de forma exponencial, basicamente através da forma como apresentam suas ideias e as convertem em produtos e serviços de alto valor. O início do processo está no porquê elas fazem o que fazem, está no propósito, sempre diferenciado e nobre.

Essa releitura me fez pensar na relação entre o propósito e o desempenho alcançado no processo de vendas. O propósito aqui pode ser entendido como algo propagado pela empresa, de forma corporativa, ou também pelo propósito de cada componente da equipe, de cada indivíduo. Comecei a analisar, de forma empírica, os resultados daqueles profissionais que participaram de meus treinamentos, e percebi que aqueles que apresentam resultados acima da média tem algo a mais do que o domínio completo do processo de vendas, eles trazem consigo um forte propósito.

Este propósito pode estar alinhado com a empresa para qual trabalham, tanto na forma vinculada, mas também nas parcerias, como no caso dos representantes autônomos. O alinhamento dos “porquês” cria uma força a mais para estes profissionais, dando a direção para ser seguida de forma clara e objetiva, o que representa ganhos em todas as fases e melhores resultados para os envolvidos no processo, entre eles os próprios clientes.

Existem também aqueles profissionais que carregam em si um propósito tão elevado que se destacam mesmo em empresas onde não existe uma clareza tão grande dos caminhos e objetivos a serem seguidos. Estes profissionais, com essa força interna de um querer maior, se sobrepõe aos demais de maneira tão retumbante que acabam sendo sempre referenciados em reuniões e encontro das equipes de venda.

O propósito então passa a ser algo fundamental para todo aquele que quer se aventurar no universo das vendas. Ainda mais no nosso mercado, o agropecuário, onde os vendedores devem ser, acima de tudo, consultores e conselheiros de seus clientes. Nessa hora, todo o conhecimento técnico, os juramentos feitos em nossas formaturas e nossa ambição se unem para ajudar os produtores a resolverem os problemas enfrentados no dia a dia, com criatividade e vontade de ver este nosso país produzindo cada vez mais e melhor, alimentando o mundo com produtos de qualidade e a preço justo.

A partir de hoje, quando acordar, pense mais em seu propósito. Use esse pensamento de maneira consistente e, como resultado, alavanque seus negócios de forma relevante, alcançando assim resultados surpreendentes.

MARCO LOPES

Zootecnista, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV.
Consultor Especialista da R2M - Consultoria e Capacitação em Vendas & Marketing
www.ready2market.com.br

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ARGEMIRO IZEPETTO

SÃO BENTO DO SUL - TOCANTINS

EM 09/08/2018

Boa tarde.
Mais que um tema sobre vendas e propósitos, é uma verdadeira mensagem de ânimo.
MARCO LOPES

TAUBATÉ - SÃO PAULO - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 10/08/2018

Argemiro, bom dia.
Obrigado por sua colocação. Sucesso!