ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Consolidação e o futuro do mercado de laticínios no Brasil - Fórum MilkPoint Mercado

POR MATHEUS NAPOLITANO

FÓRUM MILKPOINT MERCADO

EM 02/08/2023

3 MIN DE LEITURA

1
2

Para encerrar o 15º Fórum MilkPoint Mercado com chave de ouro, o evento proporcionou uma mesa redonda para discutir a Consolidação e o futuro do mercado de laticínios no Brasil: quais caminhos seguiremos?,  contando com grandes nomes do setor lácteo brasileiro, como: Marcelo Carvalho (CEO da MilkPoint Ventures), Ricardo Cotta (Empreendedor e Membro do Conselho Administrativo de 2 AgTechs), Marcel Barros (Vice Presidente de Lácteos, Culinários e Plant Based da Nestlé), Cláudio Teixeira (Presidente da Italac) e Cesar Helou (Superintendente da Piracanjuba).


Foto: mesa redonda, Fórum MilkPoint Mercado. Fonte: Equipe MilkPoint

Em uma apresentação inicial, Marcelo Carvalho mostrou dados da evolução histórica para diferentes categorias de preços, evidenciando que o valor de venda do leite ao consumidor final não conseguiu acompanhar o avanço dos preços dos elos anteriores da cadeia nos últimos anos.

Marcelo também abordou as características de consolidação da indústria de lácteos no Brasil, mostrando que o mercado brasileiro de lácteos ainda é altamente pulverizado devido a fatores como a baixa barreira de entrada para novos empreendedores, as dimensões continentais do país que incentivam indústrias regionais e o ambiente institucional complexo, com regulamentações variadas por estados e regiões.

Entretanto, nos últimos anos alguns importantes players de mercado vem se consolidando através da aquisição de outras empresas, o que pode sinalizar um mercado mais concentrado no médio e longo prazo. “Agora o jogo está diferente, tem um player que vingou e veio para ficar, e em 10 anos já se tornou a maior empresa do país [...] e esse foi um fato novo. E tudo indica que isso não vai parar por aí…”, comentou Ricardo Cotta, sobre o processo de consolidação da indústria de lácteos no Brasil.

Marcel Barros também comenta sua percepção de que a consolidação não é simples e tampouco tende a acontecer no curto prazo: “O que eu vejo de dificuldade na consolidação é a fragmentação na produção, [...] há espaço para consolidação mas não é um processo acelerado” - Marcel.

Para complementar a discussão, César Helou, apesar de ser presidente de uma das maiores indústrias de leite do país, também comentou que a fragmentação do mercado lácteo brasileiro tende a perdurar nos próximos anos: “Nós temos 2 cenários sobre a consolidação da indústria: o ideal e o real. O ideal é o setor ser igual nos países exportadores, com 50 - 60% da indústria na mão dos 5 maiores, evitando assim a maior volatilidade dos preços. Seria muito bom para o mercado e para o consumidor. Porém, o setor hoje não tem barreira de entrada, então hoje a consolidação caminha, mas caminha devagar. Hoje temos cerca de 32% do leite brasileiro na mão dos 5 maiores, o que não é muito diferente do cenário um tempo atrás, é algo histórico, que eu acho que vá mudar, mas devagar…” disse César.

Na sequência, Cláudio Teixeira, presidente da Italac, trouxe o seu otimismo para a discussão, apesar dos desafios recentes que a venda de lácteos tem enfrentado frente ao baixo poder aquisitivo da população brasileira. “Montar uma indústria, todos nós temos acesso. Pelas dimensões geográficas do Brasil é muito difícil uma consolidação, você vai sempre encontrar alguém na sua região com muita competitividade. Se a consolidação não foi feita nos últimos 10 - 20 anos, não é agora que ela vai ocorrer de maneira rápida. Não tem outra saída neste momento a não ser que o poder aquisitivo das pessoas aumente, o importante para nós é aumentar a nossa demanda.” pontuou Claudio.

Também sobre a demanda, Ricardo completou que a falta de demanda hoje tem gerado a estagnação da produção de leite no Brasil observada desde 2014, onde antes deste período a produção apresentou crescimento anual, mas desde então não é mais observado esse crescimento, associado a falta de demanda.

Além disso, também foi discutido sobre a clusterização do leite, com a geração de polos de produção. Marcelo pontuou que alguns locais vão se sobressair na produção de leite, por fatores como a aptidão para a produção, e que esse também é um processo que já está ocorrendo de forma natural.

Por fim, também foi discutido sobre a importância de se reunir os agentes dos setores: “Sobre a fragmentação de mercado, uma das dificuldades é reunir os agentes do setor para discutir os principais assuntos”, Marcelo pontuou. Reforçando assim a relevância de eventos como o Fórum MilkPoint Mercado.

Patrocinadores Fórum MilkPoint Mercado

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GILBERTO JORGE DE MENEZES

MATEUS LEME - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/08/2023

Acredito que o leite nas mãos de poucas empresas para o produtor é péssimo, devido ao baixo preço recebido, uma vez que essas empresas só visam o lucro delas. Elas tem que ter consciência que sua existência depende dos pequenos e médios produtores. Sou produtor rural em Mateus Leme MG, produzo 1.600 lts dia, mais está difícil devido aos baixos custos recebidos. Agora em plena entre-safra o preço caiu muito. Estamos pedindo socorro.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures