Para encerrar o 15º Fórum MilkPoint Mercado com chave de ouro, o evento proporcionou uma mesa redonda para discutir a Consolidação e o futuro do mercado de laticínios no Brasil: quais caminhos seguiremos?, contando com grandes nomes do setor lácteo brasileiro, como: Marcelo Carvalho (CEO da MilkPoint Ventures), Ricardo Cotta (Empreendedor e Membro do Conselho Administrativo de 2 AgTechs), Marcel Barros (Vice Presidente de Lácteos, Culinários e Plant Based da Nestlé), Cláudio Teixeira (Presidente da Italac) e Cesar Helou (Superintendente da Piracanjuba).
Foto: mesa redonda, Fórum MilkPoint Mercado. Fonte: Equipe MilkPoint
Em uma apresentação inicial, Marcelo Carvalho mostrou dados da evolução histórica para diferentes categorias de preços, evidenciando que o valor de venda do leite ao consumidor final não conseguiu acompanhar o avanço dos preços dos elos anteriores da cadeia nos últimos anos.
Marcelo também abordou as características de consolidação da indústria de lácteos no Brasil, mostrando que o mercado brasileiro de lácteos ainda é altamente pulverizado devido a fatores como a baixa barreira de entrada para novos empreendedores, as dimensões continentais do país que incentivam indústrias regionais e o ambiente institucional complexo, com regulamentações variadas por estados e regiões.
Entretanto, nos últimos anos alguns importantes players de mercado vem se consolidando através da aquisição de outras empresas, o que pode sinalizar um mercado mais concentrado no médio e longo prazo. “Agora o jogo está diferente, tem um player que vingou e veio para ficar, e em 10 anos já se tornou a maior empresa do país [...] e esse foi um fato novo. E tudo indica que isso não vai parar por aí…”, comentou Ricardo Cotta, sobre o processo de consolidação da indústria de lácteos no Brasil.
Marcel Barros também comenta sua percepção de que a consolidação não é simples e tampouco tende a acontecer no curto prazo: “O que eu vejo de dificuldade na consolidação é a fragmentação na produção, [...] há espaço para consolidação mas não é um processo acelerado” - Marcel.
Para complementar a discussão, César Helou, apesar de ser presidente de uma das maiores indústrias de leite do país, também comentou que a fragmentação do mercado lácteo brasileiro tende a perdurar nos próximos anos: “Nós temos 2 cenários sobre a consolidação da indústria: o ideal e o real. O ideal é o setor ser igual nos países exportadores, com 50 - 60% da indústria na mão dos 5 maiores, evitando assim a maior volatilidade dos preços. Seria muito bom para o mercado e para o consumidor. Porém, o setor hoje não tem barreira de entrada, então hoje a consolidação caminha, mas caminha devagar. Hoje temos cerca de 32% do leite brasileiro na mão dos 5 maiores, o que não é muito diferente do cenário um tempo atrás, é algo histórico, que eu acho que vá mudar, mas devagar…” disse César.
Na sequência, Cláudio Teixeira, presidente da Italac, trouxe o seu otimismo para a discussão, apesar dos desafios recentes que a venda de lácteos tem enfrentado frente ao baixo poder aquisitivo da população brasileira. “Montar uma indústria, todos nós temos acesso. Pelas dimensões geográficas do Brasil é muito difícil uma consolidação, você vai sempre encontrar alguém na sua região com muita competitividade. Se a consolidação não foi feita nos últimos 10 - 20 anos, não é agora que ela vai ocorrer de maneira rápida. Não tem outra saída neste momento a não ser que o poder aquisitivo das pessoas aumente, o importante para nós é aumentar a nossa demanda.” pontuou Claudio.
Também sobre a demanda, Ricardo completou que a falta de demanda hoje tem gerado a estagnação da produção de leite no Brasil observada desde 2014, onde antes deste período a produção apresentou crescimento anual, mas desde então não é mais observado esse crescimento, associado a falta de demanda.
Além disso, também foi discutido sobre a clusterização do leite, com a geração de polos de produção. Marcelo pontuou que alguns locais vão se sobressair na produção de leite, por fatores como a aptidão para a produção, e que esse também é um processo que já está ocorrendo de forma natural.
Por fim, também foi discutido sobre a importância de se reunir os agentes dos setores: “Sobre a fragmentação de mercado, uma das dificuldades é reunir os agentes do setor para discutir os principais assuntos”, Marcelo pontuou. Reforçando assim a relevância de eventos como o Fórum MilkPoint Mercado.