bST: uma ferramenta econômica para profissionais |
Não tem como cortar um papel com uma toalha, assim como não tem como secar algo com uma tesoura. Tanto a toalha quanto a tesoura são ferramentas do nosso dia a dia, que, quando usadas de forma correta, exercem sua função e nos ajudam a desenvolver tarefas de forma mais eficiente.
Da mesma forma, o bST é uma das ferramentas disponíveis para o produtor que, se utilizada de acordo com a sua função e sem esperar milagres, tem apresentado ótimo resultado.
bST é o nome comercial da substância somatotropina, um hormônio proteico produzido por todos os animais (até mesmo os seres humanos) e, portanto, naturalmente presente no organismo. É responsável pelo crescimento, coordenando todo metabolismo corporal, com importante papel em várias funções, inclusive na reprodução.
Este hormônio estimula a produção de IGF-1 no fígado, que tem como uma de suas funções direcionar nutrientes para os ovários, produzindo um oócito de melhor qualidade e podendo levar a uma melhor taxa de reprodução.
Na glândula mamária, também melhora o direcionamento de nutrientes, levando à um aumento na produção de leite. Além disso, por ser um hormônio de crescimento, prolonga a vida útil das células produtoras de leite (alvéolos), gerando maior persistência de lactação.
Este hormônio é o segundo produto veterinário mais pesquisado no mundo, somente atrás da monensina.
Sabendo de todas estas informações sobre o bST e também que ele é uma ferramenta, como podemos usá-lo de forma correta?
A primeira e principal restrição de seu uso está relacionado à alimentação: não se deve usar em vacas que não recebam uma dieta balanceada e que lhe proporcione todos os nutrientes necessários. Também deve-se atentar à disponibilidade de comida, haja vista que as vacas que recebem bST produzem mais e que, por consequência, irão aumentar o consumo (0,5 kgMS/litro).
Devemos respeitar o intervalo de aplicação recomendado pelo veterinário e usar em vacas pós pico de produção (60 ou 70 dias pós parto).
O aumento de produção com uso de bST não é percentual e sim quantitativo, por isso vacas de baixa produção também podem responder ao uso, porém o produto não tem a capacidade de fazer “nascer” novas células produtoras de leite. Além disso, alguns estudos mostram que mesmo vacas com alto DEL tiveram bom retorno quando receberam o hormônio.
Diante de tudo isso, a conclusão é: tenha o bST em sua "caixa de ferramentas" e a consciência que, associado aos demais utensílios, entregará um ótimo resultado. Use-o de forma correta e desfrute de suas vantagens, tanto na produção, como – principalmente – na lucratividade.
FABRÍCIO NASCIMENTO
Produtor de leite em Jóia, Rio Grande do Sul, e palestrante.
10 |
DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS |
![]() |
5000 caracteres restantes
INSERIR VÍDEO
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado. SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe. |
![]() |
ROBSON LAGO CRUZGOIÂNIA - GOIÁS - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL EM 31/10/2019
Existem hoje formas mais certas de aumentar a produção de uma propriedade sem ter o uso dessas substância que em pouco agregam para melhora dos índices zootécnicos de uma fazenda leiteira. É só trabalhar com orientação adequada, que os resultados em termos de produção virão em médio e longo prazo, mas de forma sustentável. Fica a dica !
|
![]() |
EVALDO GUEDES OLIVEIRAQUADRA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE EM 23/10/2019
Infelizmente tive problemas com bst após ser aplicado as vacas requerem mais de comida por isso quando foram ao pasto muitas delas morreram por não ter alimentação correta e uma vez aplicado sua vaca nunca mais sera a mesma
|
|
CRISTIANE STAUBSANTA CRUZ DO SUL - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE EM 22/10/2019
Oi bom dia!Fiz em uma vaca que comprei ela já estava em torno de seis meses parida, não vi resultado!
|
![]() |
MARIUS CORNÉLIS BRONKHORSTARAPOTI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE EM 21/10/2019
Bom dia Fabricio
O Brazil novamente está sendo usado pelos multinacionais para recolocar sua produção de medicação ou hormônios Aqui , porque nos EUA e Europa são proibidos ..... Se nós queremos um consumidor teremos que mostrar que nosso produto e bom e sem hormônios e drogas Correto ? BST não cabe nesta história ponto... E economicamente e Inviável . Conversei sábado com um consultor brasileiro que tira 1800 vacas na Califórnia e disse a mesma coisa e não usa mais pelos mesmos motivos. Vamos parar de usar no Brasil também. O papel toalha em muitos lugares está sendo substituído pro algo ambientalmente mais correto então vamos lá nossos produtores |
![]() |
ROGERIO ROSSOBRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO EM 28/10/2019
O produto é um dos mais seguros do Mundo , por isso tem aprovação do FDA e dezenas de países mundo afora. Sem contar na validação da OMS e FAO quanto a importância e segurança do suplemento. Usar BST é ter mais leite com mais qualidade e produtividade.
|
MILKPOINT É UM PRODUTO DA REDE AGRIPOINT
Copyright © 2021 AgriPoint - Todos os direitos reservados
AgriPoint Serviços de Informação Ltda. - CNPJ 08.885.666/0001-86
R. Tiradentes, 848 - 12º andar | Centro