ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Prejuízos causados pelas micotoxinas no rebanho bovino

POR LUMA MARIA SOUZA MACHADO

EDUCAPOINT

EM 13/04/2023

2 MIN DE LEITURA

0
2

Atualizado em 13/04/2023

As micotoxinas são compostos químicos tóxicos produzidos por alguns tipos de fungos, que podem contaminar alimentos e rações, além causar danos à saúde humana e animal. Essas toxinas são produzidas como parte do ciclo de vida dos fungos e são liberadas no ambiente, onde podem infectar os vegetais e serem transmitidas para os animais que os consomem. 

A contaminação por essa substância é um problema global que afeta a segurança alimentar e a saúde pública em todo o mundo, já que podem causar prejuízos como intoxicações, doenças crônicas e até mesmo aumento da mortalidade em animais.

Na bovinocultura, alguns dos principais prejuízos causados por micotoxinas são: 


Prejuízos no sistema digestivo 

As micotoxinas podem causar uma variedade de problemas digestivos em bovinos, dependendo do tipo e da quantidade ingerida. Conheça alguns deles: 

  • Redução do apetite;
  • Problemas no trato gastrointestinal acarretando diarreia, constipação e cólicas;
  • Danos no fígado;
  • Redução da absorção de nutrientes;
  • Imunossupressão, entre outros.

Por isso, é essencial que os produtores monitorem de perto a qualidade dos alimentos ofertados e que adotem medidas de prevenção e controle de micotoxinas. 

Prejuízos reprodutivos

As micotoxinas podem afetar negativamente a saúde reprodutiva dos bovinos, causando diversos problemas, tais como:

  • Infertilidade: algumas podem interferir na função reprodutiva dos bovinos, afetando a qualidade do esperma e dos óvulos, e prejudicando a fertilidade;
  • Aborto: durante a gestação pode ocasionar a abortos espontâneos em bovinos;
  • Retenção de placenta: podem interferir na função uterina, levando a problemas como a retenção de placenta após o parto;
  • Anomalias congênitas: durante a gestação pode levar ao desenvolvimento de anomalias congênitas em bovinos, afetando a saúde e a qualidade de vida do animal.

Contaminação do leite e da carne

A contaminação pode ocorrer de diversas formas, incluindo:

  • Alimentação do gado: o animal pode estar exposto a fungos produtores de micotoxinas através da alimentação com rações ou pastagens contaminadas;
  • Armazenamento inadequado: se a alimentação do gado ou os alimentos para consumo humano (como o milho) forem armazenados inadequadamente, isso pode levar à formação de condições favoráveis para o crescimento de fungos produtores de micotoxinas;
  • Processamento: essa etapa de processamento do leite e da carne também pode levar à contaminação por micotoxinas. Por exemplo, se o leite for aquecido a temperaturas inadequadas durante o processo de pasteurização, isso pode levar à formação de micotoxinas.
  • Contaminação ambiental: alguns tipos de fungos podem crescer em ambientes úmidos e quentes, como galpões de criação de gado ou áreas de armazenamento de alimentos. Os ambientes precisam ser limpos e desinfetados.

Vale ressaltar que a presença de micotoxinas em alimentos não é facilmente detectada pelos sentidos humanos, já que elas não possuem sabor, odor ou aparência característica. 

Por isso, para detectá-las, é importante que os produtores e fabricantes de alimentos realizem testes de rotina e escolham, dessa forma, as medidas de prevenção à contaminação adequadas.

 

Gostaria de saber mais sobre como prevenir e controlar micotoxinas no sistema produtivo? O EducaPoint possui cursos completos e 100% gratuitos sobre o tema! Clique aqui, e venha entender mais como combater as micotoxinas! 

LUMA MARIA SOUZA MACHADO

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures