ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Bem-estar animal e mitigação de gases estufa: qual a relação?

EDUCAPOINT

EM 09/09/2022

2 MIN DE LEITURA

0
1

Em outubro de 2021 ocorreu a COP26, 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima realizada em Glasgow (Escócia), onde um dos principais assuntos foram as possíveis estratégias para minimizar a emissão de gases do efeito estufa, com foco principalmente no agronegócio. Após o evento, esta pauta ficou ainda mais em evidência atraindo o olhar de inúmeros pesquisadores.

O Brasil se propôs a reduzir a emissão de gás metano em 30% até o ano de 2030.Para isso, é preciso desenvolver pesquisas e implementar técnicas e formas de produção que tenham menor impacto ambiental para que o país alcance a meta. Sabemos que o metano possui um potencial de retenção de calor maior que o dióxido de carbono, mas, felizmente, se decompõe na atmosfera em menor tempo (cerca de 10 anos). Ou seja, a redução das emissões de metano trará um retorno rápido no controle do aquecimento global. 

educa

Com base nesta e em outras informações, estão sendo desenvolvidos diversos experimentos com foco na quantificação da emissão de metano pelos ruminantes e viabilização de estratégias para reduzir a produção e liberação deste gás para a atmosfera. 

Algumas delas estão ligadas a qualidade das pastagens, inclusão de óleos essenciais nas dietas, dietas com aditivos em sua composição, implementação de sistemas silvipastoris e até mesmo a adesão de boas práticas de manejo na propriedade a fim de melhorar o bem-estar dos animais. 

O bem-estar está intimamente ligado com a quantidade de metano produzido por animal, além disso temos diversas outras vantagens quando os animais da fazenda são tratados com base nas 5 liberdades do bem-estar animal; como exemplo podemos citar a facilidade de manejo, a segurança do ordenhador ou de outro profissional que tem contato com os animais, a vida útil das instalações, animais com temperamento agressivo danificam com mais facilidade o curral de manejo e cercas, por exemplo.

Ainda, pode-se afirmar que animais dóceis sofrem menos com lesões do que aqueles que possuem comportamento agitado. 

Embora a temática seja bastante ampla, cada pequeno passo e cada ação pode ser dada rumo a uma produção sustentável. Isso auxilia não somente à meta brasileira de redução de emissão de gases de efeito estufa, mas também aumenta a rentabilidade da atividade e impacta positivamente na sociedade, seja na vida dos trabalhadores rurais ou no produto consumido pelo mercado.

Conhecendo a importância e buscando auxiliar no desenvolvimento sustentável da produção de alimentos, o EducaPoint trouxe uma aula da pesquisadora Maria Guilhermina Marçal que relaciona a emissão de metano e o bem-estar dos animais. Clique aqui seja um assinante Educa e assista a aula quantas vezes quiser!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures