ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Probióticos para animais de produção: benefícios para todos!

POR ADRIANE ELISABETE ANTUNES DE MORAES

E JOSÉ EVANDRO DE MORAES

ADRIANE ELISABETE ANTUNES DE MORAES

EM 05/07/2018

1 MIN DE LEITURA

1
2

Ampliando os horizontes do emprego de probióticos, vamos abordar desta vez o seu emprego para animais de produção.

Probióticos têm sido utilizados em animais de produções e também para animais de companhia. Entre as diversas espécies podemos citar aves, suínos, equinos, cães, gatos, peixes, crustáceos (monogástricos), e também para ovinos, caprinos, bovinos de corte e de leite (ruminantes). Essa é uma estratégia muito promissora, mas ainda pouco explorada diante das inúmeras potencialidades, visto que além dos benefícios diretos na saúde dos rebanhos o emprego de probióticos pode proporcionar redução da necessidade de emprego de medicamentos e até mesmo aumentar a eficiência dos sistemas de produção. Para vacas em lactação o emprego de probióticos pode proporcionar menor quantidade de células somáticas no leite, melhorando os indicadores de qualidade da produção e também reduzindo a ocorrência de mastite. Algumas leveduras probióticas já foram usadas com sucesso em gado leiteiro tanto para bezerros, quando associado a sucedâneos; quanto para vacas observando-se melhorias do desempenho produtivo e da composição do leite.

Outro ponto de extrema relevância, inclusive do ponto de vista ambiental, é a possibilidade de reduzir ou eliminar o emprego de antibióticos nos sistemas de criação. Vale ressaltar que resíduos de antibióticos podem se acumular por exemplo no leite e seus derivados. A prática de uso de antibióticos como promotores de crescimento pode estar com seus dias contados. Existe um grande desafio pela frente a ser enfrentado com o uso de novas alternativas para prevenção da colonização intestinal de bactérias causadoras de doenças, especialmente quando o rebanho é confinado.

Em resumo,  a seleção de boas linhagens probióticas e seu emprego nos sistemas de produção animal geram muitos benefícios, como abertura de mercado com consumidores que buscam produtos diferenciados (saudabilidade), melhorias a saúde animal e por consequência à humana.

Referências:

Gaggìa, F. et al. Probiotics and prebiotics in animal feeding for safe food production. International Journal of Food Microbiology 141 (2010) S15–S28

Gouveia, F. Microrganismos à la carte. <https://www.comciencia.br/microrganismos-la-carte/> Acesso 20/06/2018.

ADRIANE ELISABETE ANTUNES DE MORAES

Docente da Faculdade de Ciências Aplicadas-FCA/UNICAMP. Graduação em Nutrição (UFPEL), Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial (FAEM/UFPEL), Doutorado em Alimentos e Nutrição (FEA/UNICAMP), Pós Doutorado no TECNOLAT/ITAL.

JOSÉ EVANDRO DE MORAES

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ CARLOS AZEVEDO

CAMPOS DOS GOYTACAZES - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/09/2018

Dra. Adriane Moraes: Já faz pelo menos 7 anos ou um pouco mais que estou aplicando na ração um tipo de Probiótico. Sei que seu resultado é bem satisfatório. Entretanto, a grosso modo, o técnico na mesma situação sua, graduada em Nutrição e em Tecnologia alimentar deveria dar para nós que habitualmente lidamos diretamente com o animal instruções mais comuns ao uso deste poderoso colaborador em produzir leite. Sou pequeno produtor de leite na região do noroeste fluminense, precisamente em Itaperuna/RJ e acredite nesta região apurei que somente nossos animais recebem este valoroso produto, no meu caso o RUMINAN. A região do Estado do Rio de janeiro, norte e noroeste fluminense, pelo que sei, não conhece tal benefício. Tentei expor aos nossos associados no nosso distrito e ninguém se interessou pelo produto. Cheguei á conclusão de que não há divulgação para o uso de PROBIÓTICOS. E por cá, são muitos os produtores de leite em grande quantidade e não há, se há agora, desconheço, outro fornecedor que utilize este excelente mantenedor da saúde animal. Desconjuro!!!
José Carlos Azevedo
Pequeno produtor leiteiro.
Advogado aposentado (75 anos) e em plena compreensão da vida em seus diversos aspectos...

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures