ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Iogurte tipo sundae: chegou para ficar

ADRIANE ELISABETE ANTUNES DE MORAES

EM 20/02/2015

1 MIN DE LEITURA

9
0
Eis uma boa combinação de sabores, cores e texturas: o iogurte tipo sundae.

Antes de sua invenção muitos dos consumidores acabavam montando em casa seu próprio iogurte sundae ao comprar um potinho de iogurte natural e colocar em uma tigela e incrementar com geleia de morango ou de abacaxi, de pêssego... E a combinação agradava: lácteo + fruta, branco + colorido, consistência firme do iogurte + pedacinhos de fruta, e um toque de doçura da geleia já que na época só havia iogurte natural sem açúcar.



Até que surgiu a ideia de inovar o mercado e oferecer um novo produto com todos os atributos que acabo de citar.

O iogurte tipo sundae segue os passos de produção do iogurte de consistência firme, com a diferença de ser adicionado primeiramente à embalagem a polpa de fruta e sobre este a mistura base composta por leite, leite em pó, açúcar, estabilizante/espessante, conservante. A fermentação acontece dentro do potinho até ser atingido o pH 4,7 a 4,5 (e acidez titulável de 0,9 a 0,7) e pronto, o produto pode ser refrigerado e comercializado. E no mercado encontramos sabores frutas vermelhas, frutas amarelas, maçã, açaí, goiaba, pêra e outras delícias.

Como a grande onda do mercado são os iogurtes gregos, as duas inovações foram combinadas: e assim temos os gregos tipo sundae.

O termo “tipo sundae” não foi explorado no mercado, mas seu conceito foi incorporado naturalmente entre os consumidores.

Vale ressaltar que algumas empresas optam por não fazer mistura diretamente na embalagem, mas empregar embalagem com dois compartimentos, sendo que iogurte e polpa de frutas são misturados pelo consumidor no momento em que a embalagem é aberta e o consumidor vira a polpa de fruta sobre o iogurte (porque a embalagem é dobrável). Assim a polpa fica na superfície e não no fundo. E nos faz recordar levemente da época em que esses iogurtes não existiam e nós mesmos os elaborávamos com nossa criatividade e disponibilidade em nossa geladeira.

Para os que gostam de praticidade o produto já existe. Para os que gostam de montar a própria sobremesa o céu é limite.

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do MilkPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

ADRIANE ELISABETE ANTUNES DE MORAES

Docente da Faculdade de Ciências Aplicadas-FCA/UNICAMP. Graduação em Nutrição (UFPEL), Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial (FAEM/UFPEL), Doutorado em Alimentos e Nutrição (FEA/UNICAMP), Pós Doutorado no TECNOLAT/ITAL.

9

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ADRIANE ELISABETE ANTUNES DE MORAES

LIMEIRA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 25/06/2015

Olá Mônica



Boa sorte na prova!



Cordialmente



Adriane
MONICA AMORIM

MONTES CLAROS - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 25/06/2015

Dei  uma passadinha aqui para ler o artigo,  estou  estudando  pra uma  prova de produtos lácteos, amei as informações  já vai ajudar bastante.



Aluna UFMG.
TIZIANO FRANCO

INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA LATICÍNIOS

EM 02/03/2015

Mando agora o e-mail. para a senhora Professora Adriane. Se não receber pode ser que foi para a pasta Spam. O meu e-mail é tiziano.franco@yahoo.it. Contêm anexos e link
ADRIANE ELISABETE ANTUNES DE MORAES

LIMEIRA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 02/03/2015

Olá Sr. Tiziano



Agradeço por comentar a matéria!

Tenho muito interesse sim em saber mais sobre as propriedades deste iogurte funcional e em especial desta cepa probiótica. Podemos conversar por email

adriane.antunes@fca.unicamp.br

Tenho outras matérias na Milkpoint Indústria sobre probióticos.



http://www.milkpoint.com.br/industria/radar-tecnico/leites-fermentados/probioticos-em-lacteos-melhor-impossivel-91128n.aspx



http://www.milkpoint.com.br/industria/radar-tecnico/leites-fermentados/probiotico-em-leites-fermentados-celulas-viaveis-ou-inativas-sao-igualmente-promotoras-de-saude-91623n.aspx



http://www.milkpoint.com.br/industria/radar-tecnico/leites-fermentados/probiotico-o-que-eles-podem-fazer-por-nos-92126n.aspx



Cordialmente



Adriane Antunes
TIZIANO FRANCO

INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA LATICÍNIOS

EM 02/03/2015

O iogurte Grego fez um sucesso muito bom. O iogurte tipo sundae pode fazer um bom sucesso, sim! Os iogurtes funcionais também têm muito potencial. Eu sou um representante de uma empresa italiana que produz um probiótico inovador. Gostaria muito de explicar melhor para a doutora Adriane. Quem sabe que a matéria não se torne de seu interesse para postar aqui um outro artigo bonito como este.
ADRIANE ELISABETE ANTUNES DE MORAES

LIMEIRA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 24/02/2015

Olá Sr Pedro



Iogurte de leite de ovelha também é uma ótima opção! Sucesso para seu produto!


ADRIANE ELISABETE ANTUNES DE MORAES

LIMEIRA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 24/02/2015

Olá Sr. Portugal! Que bom encontrar outro Ufpelenses trabalhando pela melhoria dos lácteos no país!



O iogurte tipo sundae é uma interessante opção para o portifólio da sua empresa! Boa sorte nas vendas!



Agradeço por comentar a matéria!
PEDRO PORTO

VASSOURAS - RIO DE JANEIRO

EM 23/02/2015

Com o leite de ovelha...hummmmm!!!!! pois sua natural  consistencia firme , devido as elevadas proporcoes de solidos, ainda trazendo bem estar alimentar, pois evito a adicao de estabilizantes/espessantes, assim como evtito tambem a adicao de conservantes. Produto 100% natural, em breve nas delicatessens do Rio de Janeiro.

Pedro Porto.
EDUARDO FONSECA PORTUGAL

MARECHAL CÂNDIDO RONDON - PARANÁ - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 23/02/2015

...Conterrânia Ufpelense,



É mais uma opção para às empresas que tem como foco principal ...produtos de valor agregado!...Especialista em Qualidade de Leite,penso ser uma boa nova opção!...O grego já é uma realidade em nossa empresa(Frimesa)...agora quem sabe um novo integrante(opção!) no nosso portifólio. Parabéns pelo artigo! Portugal.
MilkPoint AgriPoint