ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

NZ: após ameaça à Fonterra, país eleva controle de segurança alimentar de lácteos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/03/2015

1 MIN DE LEITURA

0
0
A Nova Zelândia aumentou a quantidade de testes e elevou medidas de segurança alimentar em produtos lácteos, após uma ameaça anônima de contaminar fórmulas de nutrição infantil, em um protesto contra o uso de pesticidas no país.

Em conferência, a polícia da Nova Zelândia e o Ministério de Indústrias Primárias afirmaram que foram enviadas cartas anônimas em novembro para a Fonterra e para o grupo Federated Farmers, ameaçando contaminar os produtos com fluoroacetato sódio, um pesticida conhecido como 1080. Agricultores do país usam o pesticida para controlar espécies introduzidas, como coelhos, doninhas e gambás. Segundo as cartas, a ação seria realizada até o final de março.

"Mesmo que a possibilidade de contaminação seja pequena, devemos tratar a ameaça com seriedade e estamos conduzindo investigações", afirmou o vice-comissário Mike Clement.

O CEO da Fonterra, Theo Spierings disse que a ameaça se direciona à Fonterra e também à toda a indústria láctea. “Nós garantimos aos nossos clientes e consumidores que todo os nosso leite e produtos lácteos são seguros e de alta qualidade, e que nossa cadeia produtiva se mantém segura. Estamos fazendo a nossa parte para ajudar o governo a lidar com essa ameaça criminosa, tanto quanto o resto da indústria. Nós tomamos medidas imediatas e decisivas para que nossopúblico mantenha a confiança em nossos produtos – inclusive aumentamos os procedimentos e testes de segurança alimentar”, informou.

Segundo Spierings a Fonterra está trabalhando com o Ministério das Indústrias Primárias para estabelecer um regime de testes para a indústria que valha tanto para o processamento de leite cru quanto de derivados do leite mencionados na ameaça. A empresa está testando todo o leite que é processado - todos os tanques foram incluídos. Além disso, todas as fórmulas infantis produzidas após 1º de setembro de 2014 estão passando por testes.

O Ministério das Indústrias Primárias afirmou ter testado 40 mil amostras de leite e derivados desde que a ameaça foi feita, mas não foram encontrados traços do pesticida. A pasta também anunciou a criação de medidas adicionais para evitar a contaminação, inclusive o fortalecimento do controle em pontos de venda e o aumento dos testes.

As informações são do Estadão Conteúdo e Fonterra.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures